Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Conheça Deep Blue, o maior tubarão-branco já registrado em vídeo

Reuters / BBC News Brasil

Desde as histórias até os filmes de terror, o tubarão-branco é objeto de grande curiosidade e medo. A ideia de dar um belo mergulho e se deparar com um desses predadores gigantescos, com dentes muito afiados, pode não ser nem um pouco agradável para quem está acostumado à representação tradicional deles.

Entretanto isso não se aplica a Kimberly Jeffries, uma mergulhadora fotógrafa da vida marinha que fazia uma expedição no Havaí. Ela foi fazer seu habitual trabalho de fotografar tubarões-tigres caçando baleias cachalote quando foi recebida por um visitante não previsto: um tubarão-branco fêmea com mais de 6 metros de comprimento.

O fato surpreendeu os pesquisadores de biologia marinha. Tubarões-brancos, no geral, quando se aproximam do Havaí costumam nadar mais profundamente. O que torna momentos como o de Jeffries bastante raros e curiosos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Deep Blue: conheça a celebridade dos oceanos

Os tubarões, quando avistados, são identificados e catalogados pelos cientistas que, por meio de rastreamento, tentam mapear locais vitais para a subsistência da espécie, como pontos de acasalamento. 

Tubarões-brancos costumam ter aproximadamente 4,5 metros de comprimento e possuem movimentos migratórios bastante longos, o que torna difícil registrar suas rotas.

Naturalmente, não é só a comunidade acadêmica que fica fascinada quando um desses predadores está mais próximo da superfície. A aparição dos tubarões costuma ser tão esporádico que muitas vezes é possível identificá-los quando aparecem com frequência.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Foi assim que um dos grandes tubarões-brancos fêmeas recebeu o apelido de “Deep Blue” (ou no português: “Azul Profundo”). A fêmea virou uma celebridade na internet pelos entusiastas de tubarões, possuindo inclusive uma conta no twitter

Prenha ou só de barriga cheia?

De acordo com pesquisadores e mergulhadores no local, a Deep Blue podia ser uma das três tubarões fêmeas presentes nas imediações. As fotos mostravam que os três tubarões possuíam uma barriga bastante inchada, o que levantou debates na internet sobre a possibilidade de estarem no período gestacional.

Alguns pesquisadores, entretanto, foram mais contundentes com o fato de que quando os tubarões fêmeas estão prenhas elas não costumam migrar para a região.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Predadores em perigo

Apesar de várias representações enaltecerem os tubarões como violentos e mortais, atualmente muitos deles tem sido alvo de violência humana.

https://www.instagram.com/p/BswaUaUlyTf

Um relatório divulgado pela União Internacional para a Conservação da Natureza anunciou que, das 30 espécies de tubarões conhecidas, 11 correm o risco de extinção.  

Os tubarões são vítimas de pescas predatórias destinadas ao consumo da carne e da barbatana. A Sopa de Barbatana é um prato refinado e caro para a culinária asiática.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

No caso dos tubarões-brancos, em algumas regiões eles já sofrem com a pesca e a poluição. Por exemplo, o caso dos tubarões-brancos da África do Sul. Esse cenário é bastante grave, pois os tubarões estão no topo da cadeia alimentar e possuem um papel muito importante na manutenção do ecossistema marinho. 

Por isso torna-se cada vez mais importante sensibilizar-se sobre a qualidade de vida desses seres vivos, deixando a ideia de que é uma espécie perigosa e maléfica só para a literatura ou a ficção. 

Os principais predadores em nossas costas

Depois de vista toda a comoção e rebuliço sobre a Deep Blue no Havaí, falta agora saber se as espécies mencionadas no artigo também fazem parte do cotidiano dos mergulhadores no Brasil. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Deep Blue: Uma turista em terras tropicais

Os grandes tubarões-brancos costumam também aparecer nos litorais do país, especialmente no Rio de Janeiro

Tubarões Tigres: Passeio no litoral pernambucano 

Os tubarões tigres mencionados nesse artigo também vivem próximo do litoral na região nordeste do país, especialmente no Estado de Pernambuco.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Tradutor e escritor freelancer, é divulgador científico na SoCientífica desde 2018. Nela, escreve sobre temas que dão faísca à imaginação do leitor, de tubarões e fantasmas a quasares.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.