Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Spray magnético pode transformar objetos inanimados em mini robôs

(Universidade de Hong Kong)

Cientistas criaram um spray magnético que transforma pequenos objetos em mini robôs que podem ter aplicação médica. Os robôs são controlados por ímãs e podem navegar pelo corpo.

Objetos viram robôs com spray magnético

O nova tecnologia desenvolvida na Universidade de Honk Kong usa objetos minúsculos e os transforma em mini robôs capazes de levantar pesos de até 100 vezes o do próprio corpo. Os objetos podem rolar, virar e rastejar usando um campo magnético.

Esses robôs podem, inclusive, ser controlados dentro de nossos corpos para ajudar em tratamentos. A tecnologia, inofensiva para nós humanos, sai do corpo em poucos minutos, somente alterando o campo magnético que a controla.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Além disso, ao realizar testes, a equipe de pesquisadores mostrou que eles podem fazer curvas de 120 graus nos vasos sanguíneos para remover coágulos. Ainda mais, as cápsulas de drogas também operariam em áreas difíceis de alcançar no sistema digestivo, e tratariam problemas como úlceras estomacais, por exemplo.

Shen Yajing, autor do estudo, disse que o robô poderia ajudar a salvar vidas logo, no prazo de um ano. A equipe chegou até a usar o spray para animar um origami.

Mini robô magnético
(Imagem: Universidade de Honk Kong)

VEJA TAMBÉM: Cientistas dirigem micro robô no cólon de um animal pela primeira vez

E como funciona?

Ao aplicar o spray em um minúsculo objeto qualquer, este passa a apresentar as características magnéticas do spray e, assim, pode ser manipulado.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Usando um campo magnético oscilante, os cientistas podem depois remover o revestimento de spray – que se transforma em pó, mas deixa o objeto revestido intacto. Naturalmente, o corpo absorve ou elimina o pó residual eventualmente.

“Nosso spray pode transformar vários objetos minúsculos em mini robôs diretamente”, de acordo com Yajing. “O objeto pode ser plano ou tridimensional, sendo que apenas uma fina camada de spray é necessária”. A substância, chamada M-spray, é feita de álcool polivinílico, glúten e partículas de ferro.

A equipe testou a tecnologia, com sucesso, aplicando um medicamento revestido com M-spray no estômago de um coelho inconsciente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O desenvolvimento desses mini robôs, no entanto, requer técnicas de fabricação mais específicas e apropriadas. A abordagem do estudo foi portanto mais direta, para simplesmente construir esses robôs usando o spray magnético.

VEJA MAIS: Nova bateria de zinco poderá fornecer 72 vezes mais energia para robôs

O artigo científico foi publicado no periódico Science Robotics. Com informações do site New Scientist.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Matheus Gouveia é formado em Engenharia Elétrica e apaixonado por ciência e tecnologia. Atualmente é redator da SoCientífica e autor do blog "DoCaramba!".

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Sociedade & Cultura

O povo Tsimane é uma tribo indígena amplamente isolada que vive na Amazônia boliviana.  Estas pessoas levam uma vida muito diferente da nossa. E eles...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...