Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Spray magnético pode transformar objetos inanimados em mini robôs

(Universidade de Hong Kong)

Cientistas criaram um spray magnético que transforma pequenos objetos em mini robôs que podem ter aplicação médica. Os robôs são controlados por ímãs e podem navegar pelo corpo.

Objetos viram robôs com spray magnético

O nova tecnologia desenvolvida na Universidade de Honk Kong usa objetos minúsculos e os transforma em mini robôs capazes de levantar pesos de até 100 vezes o do próprio corpo. Os objetos podem rolar, virar e rastejar usando um campo magnético.

Esses robôs podem, inclusive, ser controlados dentro de nossos corpos para ajudar em tratamentos. A tecnologia, inofensiva para nós humanos, sai do corpo em poucos minutos, somente alterando o campo magnético que a controla.

Além disso, ao realizar testes, a equipe de pesquisadores mostrou que eles podem fazer curvas de 120 graus nos vasos sanguíneos para remover coágulos. Ainda mais, as cápsulas de drogas também operariam em áreas difíceis de alcançar no sistema digestivo, e tratariam problemas como úlceras estomacais, por exemplo.

Shen Yajing, autor do estudo, disse que o robô poderia ajudar a salvar vidas logo, no prazo de um ano. A equipe chegou até a usar o spray para animar um origami.

Mini robô magnético