As sociedades secretas são parte da ficção e da realidade. Atingindo o pico entre os séculos XVIII e XIX, as sociedades secretas são grupos restritos para pessoas com algum interesse em comum — político, econômico, religioso, militar, científico ou até mesmo algum tipo de hobby.
“Essas sociedades foram as incubadoras da democracia, da ciência moderna e da religião ecumênica. Eles elegeram seus próprios líderes e redigiram constituições para governar suas operações. Não foi por acaso que Voltaire, George Washington e Ben Franklin foram todos membros ativos”, disse o jornalista Noah Shachtman em uma matéria publicada na revista Wired.
Muitas dessas sociedades secretas seguem moldes da Maçonaria e outras organizações fraternas. Elas desenvolvem atividades filantrópicas e juntam pessoas com interessem em comum. Nem todas as Ordens possuem interesses obscuros, como muitas vezes é tido no imaginário popular.
As sociedades secretas
A Ordem Benevolente e Protetora Aprimorada dos Alces do Mundo
A ordem fundada em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos, em 1899. Dois homens negros a criaram após a recusa na admissão de ambos na Ordem Benelovente e Protetora dos Alces do Mundo. A Ordem Benevolente e Protetora Aprimorada dos Alces do Mundo possui, hoje, 500 mil membros de 1500 lojas espalhadas pelo mundo. E lamento te decepcionar, mas a ordem não é um grupo ambiental que luta contra a extinção dos alces. Mas eles têm uma missão nobre. A ordem segue um modelo um tanto parecido com o da maçonaria e utiliza bastante da filantropia, patrocinando bolsas de estudos e atividades comunitárias pelo mundo.
Ordem de Orange
![sociedades secretas](https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Memoriallodge-735x700.jpg)
A Ordem Orange ou A Grande Loja de Orange foi fundada na Irlanda do Norte e hoje opera na Irlanda e na Inglaterra. Fundada em 1785, a ordem que recebe, como tributo, o nome do Príncipe William III, o Príncipe de Orange, foi criada com o objetivo de proteger os protestantes – movimento religioso surgido no século XVI na Europa que defendia uma leitura do cristianismo diferente da Católica.
A Ordem de Orange, no entanto, é um tanto polêmica, pois liga-se ao nacionalismo Irlandês e frequentemente realiza atos anti-católicos, embora a própria ordem diga que eles não fomentam intolerância e que são uma força positiva.
A Ordem Independente dos Odd Fellows
Há mais de uma história sobre seu surgimento. A primeira diz que quando o então príncipe George IV teve como negado o pedido da entrada de um parente seu à maçonaria sem participar de todo o ritual e processo de entrada, ele deixou a ordem maçom e, então, fundou a ordem. Outro mito de fundação remonta ao ano de 1066. Alguns de seus membros foram Charlie Chaplin, Winston Churchill e Franklin & Eleanor Roosevelt.
Knights of Pythias
Em 1864, Justus H. Rathbone, funcionário do governo dos Estados Unidos, fundou a ordem Knights of Pythias. Os Estados Unidos passavam pela Guerra Civil, e Rathbone achou que faltava alguma organização que praticasse o “amor fraterno”. A ordem possui, hoje, mais de 2 mil lojas e dezenas de milhares de membros. Eles são parceiros dos Escoteiros da América.
Antiga Ordem dos Trabalhadores Unidos
A Ancient Order of United Workmen, ou Antiga Ordem dos Trabalhadores Unidos, em tradução livre, surgiu em 1868 como uma sociedade de benefícios nos Estados Unidos. A ordem não existe mais, mas influenciou outras sociedades a adicionar seguros e benefícios em suas constituições e ajudou milhares de trabalhadores.
Molly Maguires
![The Strike in the Coal Mines Meeting of Molly MGuire Men.pdf](https://socientifica.com.br/wp-content/uploads/2022/09/The_Strike_in_the_Coal_Mines_-_Meeting_of_Molly_MGuire_Men.pdf-1026x700.jpg)
Os Molly Maguires foram uma sociedade secreta surgida na Irlanda no século XIX. Eles eram ativistas pelos mineradores de carvão, mas praticavam atos muito violentos. Em 1870, 24 capatazes e supervisores das minas foram assassinados pelos Molly Maguires. O grupo foi desfeito após as mineradoras contratarem a Agência de Detetives Pinkerton para investigá-los. Vinte membros do grupo foram condenados ao enforcamento.