Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Sapato de 5 mil anos descoberto no fundo de um lago na Suíça

O que sobreviveu do sapato. (Bachmann Martin)

Em 2018, arqueólogos descobriram, no fundo do Lago Greifensee, no norte da Suíça, um sapato de um indivíduo que viveu na região 5 mil anos atrás. Para os cientistas, este é um artefato incrivelmente valioso.

Por ser um objeto frágil em relação à duração de tempo que sobrevive, poucas descobertas do tipo foram feitas na Europa até agora — a maioria dos materiais usados por esses povos na produção de vestimenta era orgânico.

A bota semi-aberta lembra um sapato moderno e era feito de fibra, um material raramente usado hoje. Na produção de calçados daquela época, eram usadas fitas de fibra com meio centímetro de espessura. “Como o sapato tem 26 cm de comprimento, provavelmente pertenceu a um adulto”, disseram os pesquisadores em comunicado

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Há um buraco aberto sob o calcanhar da bota: aparentemente, foi por isso que ele foi descartado pelo dono.

A maioria das roupas da Idade da Pedra são extremamente frágeis. Elas eram feitas de materiais vegetais. Os arqueólogos suíços consideram um milagre que alguns itens tenham sobrevivido até o nosso tempo sem sucumbir à decomposição.

Pesquisas subaquáticas estão sendo realizadas no Lago Greifensee a uma profundidade de 3,5 metros. Os artefatos são removidos para a superfície junto com o lodo, que são então escrupulosamente limpos em laboratório. Para evitar o aparecimento de micróbios, a sala do laboratório é constantemente resfriada, mantendo-se a umidade necessária.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O sapato foi encontrado na comunidade Maur. Artefatos antigos foram descobertos nesta comunidade no final do século 19, quando o nível do lago caiu um metro depois que o rio Glatt mudou de curso. Demorou mais de um século até que uma pesquisa sistemática meticulosa fosse realizada neste sítio. Foram descobertas camadas culturais pertencentes a três culturas diferentes, substituindo-se umas às outras em 3800-2500 AEC.


+Leia mais

Mergulhadores encontram restos mortais de soldado medieval em lago lituano
Enorme palácio de 3.000 anos é encontrado no fundo de lago na Turquia
Naufrágio descoberto no Nilo prova relato de Heródoto há 2.469 anos

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.