Redemoinho enorme é filmado em Marte pelo rover Perseverance

Rafael Motta
Imagem: NASA/JPL-Caltech

O rover Perseverance da NASA capturou imagens impressionantes de um “dust devil” (“demônio de poeira”, em tradução livre) em Marte. O redemoinho tem proporções realmente impressionantes: segundo os pesquisadores, ele teria cerca de cinco vezes o tamanho do Empire State Building – um dos maiores edifícios criados pelo homem.

Isso significa que o redemoinho em questão teria algo em torno de 2 km de altura, o que é mais expressivo que um tornado de médio porte nos Estados Unidos. Felizmente, trata-se de uma ocorrência bem menos perigosa que as registradas em Vênus e seus redemoinhos de até 50 km de altura e 1.000 km de diâmetro.

No dia 30 de agosto, o Perseverance avistou a tempestade no planeta vermelho enquanto alcançava o topo de uma cordilheira. É possível conferir o fenômeno através do site do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.

Os ermos de Marte em movimento

O redemoinho se movia a aproximadamente 19 km/h e tinha algo em torno de 61 metros de largura. O vídeo publicado mostrou apenas parte da altura do fenômeno: algo em torno de 118 metros. Porém, seu tamanho é muito maior que o apresentado pelo material público.

Apesar de a altura estimada ser de 2 km, não se sabe ao certo se esse seria o limite real atingido pelo “dust devil”.

PIA26074
Imagem: JPL/NASA

“Não vemos o topo do redemoinho de poeira, mas a sombra que ele lança nos dá uma boa indicação de sua altura”, disse Mark Lemmon, cientista do Instituto de Ciências Espaciais em Boulder, Colorado.

Como os redemoinhos de poeira são formados?

Por meio da convecção do ar: processo em que o ar quente sobe, enquanto o ar frio desce. Dias especialmente quentes e secos fazem com que o ar próximo ao solo fique muito quente, o que pode criar vórtices que erguem a poeira.

Trata-se de um fenômeno muito comum em desertos, além de certas planícies e campos agrícolas. Em Marte, esse tipo de ocorrência é muito mais frequente que na Terra, pois sua atmosfera é bastante fina e seca.

Os “dust devils” em Marte são bastante conhecidos pelos cientistas e podem ser observados por meio de satélites. Eles são parcialmente responsáveis por “desenhar” o relevo tortuoso do planeta. Um estudo publicado pela revista Icarus aponta que Marte pode contar com até 145 milhões de redemoinhos diariamente. Tanto o Perseverance como o Curiosity estão buscando ativamente por outros tornados no planeta para acrescentar cada vez mais dados relevantes sobre o planeta.