Quer um Border Collie? Características, comportamento e inteligência

SoCientífica
Um border collie brincando. (Katrin B./Pixabay)

A raça de cão Border Collie é famosa por suas características, inteligência e comportamento. Border Collies são cheios de energia e muito obedientes, são admiráveis e muito fiéis aos donos. Eles são cães de médio porte, muito espertos e bastante agitados, estão sempre dispostos a praticar alguma atividade e adoram brincadeiras.

Características

Eles têm uma aparência atlética, com o tronco mais longo que a altura dos ombros, parecem um Pastor-australiano peso-leve, mas com a cauda peluda.

Suas pelagens podem ser curtas ou moderadamente mais longas e suas cores são bem diversificadas, variam entre branco, preto e tons de marrom, com manchas brancas pelo corpo.

Como eles costumam soltar bastante pelos, é recomendável a escovação diária para que suas pelagens estejam sempre brilhantes e sedosas. Um ponto notável dos border collies são seus olhos marcantes, geralmente de cor marrom.

Eles apresentam altura média entre 46 a 56 centímetros e peso variado de 13 a 20 kg e tem uma expetativa de vida de 12 a 15 anos, se tiver uma vida ativa e saudável.

autumn 665148 1280
Border collies não gostam de ficar quietos. (Katrin B./Pixabay)

Comportamento

Quem considera ter um cãozinho dessa raça deve saber que será preciso espaço e dedicação com as suas rotinas. Como eles estão sempre se movimentando, é difícil viver em um apartamento ou lugares com pouco espaço — caso queira ter em algum desses lugares, é preciso levá-lo para passear diariamente.

O ideal é que a rotina dos border collies seja adaptada com atividades físicas ao longo do dia, para que ele possa se sentir satisfeito. A personalidade deles é fascinante, muito alegres, brincalhões e inteligentes.

Os border collies são muito sociáveis e fácies de treinar, por isso, como as técnicas de adestramento funcionam muito bem, eles têm conquistado cada vez mais companheiros que buscam por um ótimo cão guarda, pois estão sempre em alerta.

Por serem muito agitados, é imprescindível estimular uma rotina de exercícios que possam consumir a energia deles, para manter uma boa condição física com qualidade de vida. Por isso, a alimentação também deve ser equilibrada, com a quantidade correta de nutrientes para reabastecer as energias.

Inteligência

Eles dominam o quesito inteligência e são considerados os cães mais inteligentes do mundo! Segundo a obra “A inteligência dos Cães” de Stanley Coren, os border collies se destacam por gravar comandos facilmente e por estarem sempre atentos.

Outra curiosidade muito interessante é a famosa Striker, uma border collie muito inteligente que entrou para o Guinness Book, por conseguir abrir uma janela manual de um carro em 11,34 segundos!

chase border collie
Chaser e o seu dono. (Imagem/Reprodução)

Essa raça conta com muitos cãezinhos famosos. Atualmente, a ilustre Chaser ficou famosa por conseguir identificar diversos brinquedos pelos seus nomes. Ela reconhecia mais de mil palavras.

Saúde e qualidade de vida do Border Collie

A raça pode apresentar algumas doenças genéticas, como o CEA – Collie Eye Anomaly que pode prejudicar a visão do cãozinho e a displasia coxofemoral, que nada mais é do que o encaixe errado dos ossos do quadril. Essas condições surgem normalmente com idade mais avançada, mas poderá surgir em qualquer idade ou nem surgir. Por isso, é necessário manter a rotina do seu pet desde cedo com acompanhamento médico veterinário para que cresçam saudáveis e cheio de energias.

Compartilhar