Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Quantos pássaros existem no Brasil e quais são os mais raros?

A diversidade de pássaros no Brasil poderá diminuir com o passar do tempo devido ao difícil monitoramento de algumas espécies.

O Curió é uma das espécies que foi extinta em vários locais do Brasil. Graças a criadores legais, registrados no IBAMA, a espécie pôde ser reintroduzida onde não haviam mais indivíduos.

De acordo com os dados estatísticos da BirdLife International, o mundo é composto por cerca de 10.426 espécies de aves. Dentre essa quantidade, o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) relata que somente 1.919 espécies são encontradas no Brasil. Ao realizar comparações, sem antes conhecer a fundo os demais fatores, podemos chegar a pensar que se trata de uma quantidade pequena de pássaros.

No entanto, com esse número de espécies locais, coloca o Brasil como sendo o terceiro país a possuir uma grande diversidade de aves ao redor do mundo. Mas, mesmo que algumas aves permaneçam durante todo o seu ciclo de vida em território brasileiro, algumas espécies saem do Hemisfério Norte em direção ao Brasil, onde se fixam por um certo período.

Por que os pássaros estão ficando mais raros?

Dentre os inúmeros fatores que levam uma determinada espécie a se tornar rara no país ou no mundo é o fato de sua distribuição. Afinal, o território brasileiro é amplo e tentar encontrar algumas aves pode ser uma missão um tanto quanto difícil. Por exemplo, os pesquisadores podem possuir mais facilidade em encontrar espécie X no Nordeste, mas esse mesmo grupo pode aparecer no Sudeste no mesmo ano ou somente décadas depois.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Limpa-Folhas-do-Nordeste.

Essa inconstância e dificuldade em encontrar determinadas espécies no decorrer dos anos faz com que o monitoramento seja ainda mais complexo do que se possa imaginar. Às vezes a dificuldade é tão grande, que algumas aves nunca mais foram avistadas.

Relacionado: Os pássaros são mais tolerantes ao calor do que se imaginava

E para não correr o risco de entrar no esquecimento da população, os exemplares mais raros podem ser encontrados nos museus ou figuras nos livros didáticos. Um grande exemplo que vale a pena ser citado é o Papa-Capim-Bananal. Essa espécie de pássaros só possui um exemplar, que fora encontrado no início do século XIX no estado de Goiás.

Atualmente, o exemplar está sendo exibido no Museu de História Natural de Viena, na Áustria. Até os dias de hoje, os pesquisadores não conseguiram descobrir os motivos que levaram a extinção da espécie.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Conheça alguns dos pássaros mais raros do Brasil

Saíra-Apunhalada.

Até o momento, existia registrado informações de somente um exemplar de Saíra-Apunhalada. Essa ave havia sido dada como extinta por ter desaparecido há mais de 100 anos atrás. Seu exemplar único fora encontrado no século XIX, nas montanhas do Espirito Santo, no ano de 1998.

Um outra ave que corre o risco de deixar de existir é o Limpa-Folhas-do-Nordeste. Atualmente, os relatos evidenciam que existem somente mais 5 exemplares dessa espécie viva. O fato de demorar algum tempo para catalogar os animais, também contribuí grandemente para os riscos de preservação.

Relacionado: Vídeo captura morte de um filhote de pássaro afogado por um peixe

Algumas espécies de pássaros não são avistadas há muitos anos, como é o caso do Caburé-de-Pernambuco, que foi visto pela última vez, há cerca de 20 anos atrás. A Rolinha-do-Planalto teve seu último contato com seres humanos na década de 40. Enquanto isso, a Choquinha-de-alagoas ainda pode ser vista, no entanto, devido a somente seu número de exemplares ser inferior a 20, é um evento bastante raro.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...