Quanto tempo vive um rato?

Dominic Albuquerque

Sejam uma peste doméstica ou um bichinho de estimação, os ratos estão presentes no nosso cotidiano há muito tempo. Mas, ainda que estejam por toda parte, isso não significa que eles vivem para sempre.

E quer esse roedor seja parte da nossa família ou não, quanto tempo vive um rato?

Os ratos vivem cerca de dois anos, quer esteja em cativeiro ou na natureza. Ratos domésticos, como o Twister, podem viver até 5 anos em casos extremos, mas devido ao tamanho e composição genética, a maior parte desses pequenos roedores vive dois anos ou menos.

Ratos selvagens vivem cerca de 1-2 anos devido ao grande número de predadores ao seu redor. Tanto na cidade como na zona rural, os ratos enfrentam predadores em toda parte, como aves, gatos, entre outros.

rato1
Imagem: Olena Kurashova/Shutterstock.com

Quanto tempo vive um rato? Qual o rato mais velho de todos?

Ainda que viva até 2 anos, em média, alguns ratos ultrapassam essa faixa. O rato mais velho a ser registrado foi Rodney, que viveu 7 anos e quatro meses, o que é 3.5 vezes mais longo do que um rato selvagem comum.

Além disso, alguns ratos, como o rato-toupeira-pelado, podem viver por um tempo surpreendentemente longo. O rato-toupeira-pelado mais velho viveu 28 anos, por exemplo, um número absurdo em comparação aos outros tipos.

O ciclo de vida dos ratos

O ciclo de vida dos ratos é rápido e intenso. Os recém-nascidos são completamente dependentes das mães, pois nascem sem os sentidos e a capacidade de andar. Assim, suas duas primeira semanas de vida se resumem a se alimentar e dormir.

Entre duas e três semanas, um bebê rato começa a enxergar. Eles aprendem a se alimentar por si mesmos entre três a cinco semanas de vida, e costumam deixar suas mães nesse período.

Ratos jovens, todavia, ainda precisam do conforto de parentes e amigos. Isso é mais presente no caso de ratos domésticos, ou os que vivem em lojas. Ratos selvagens, por sua vez, costumam trilhar um rumo independente dos irmãos de maneira mais rápida que ratos domésticos.

rato2
Maslov Dmitry/Shutterstock.com

Ratos juvenis terminam de crescer entre seis meses e um ano. Eles se alimentam rápido, e mastigam coisas para impedir que seus dentes cresçam muito. Um rato doméstico jovem é muito amigável e ativo, capaz de acompanhar seu dono em diversas tarefas.

Consideram-se adultos os ratos que alcançam um ano de idade. Nesse momento, sua vida está se aproximando do fim, especialmente se for um rato selvagem. Contudo, isso não os impede de viver o melhor da vida, reproduzindo e se alimentando como querem.

Normalmente, é fácil de treinar um rato doméstico. Mas depois que o roedor completa um ano de vida, é possível que se torne menos ativo. Isso se deve ao fator do envelhecimento. Além disso, alguns males, como artrite, são comuns em ratos.

Há algumas coisas que se pode fazer para quem quer aumentar o tempo de vida do rato doméstico, ainda que ele provavelmente não viva mais do que cinco anos.

Para isso, mantenha os dentes dele saudáveis, preste atenção se a pelugem está se alterando, assim como o apetite. Faça companhia a ele e o coloque na mão, pois eles são criaturas sociais, especialmente se forem domésticos. Limpe sua caixinha, para mantê-lo livre de doenças e ferimentos, e o alimente com uma dieta balanceada, para que seu pequeno roedor tenha uma boa saúde.

Compartilhar