Quanta água existe no corpo humano?

Ruth Rodrigues
(Imagem: Engin Akyurt / Pexels)

Desde cedo nos é repassado que o corpo humano possui uma grande quantidade de água em sua composição. No entanto, não é possível afirmar com exatidão, o volume que esse líquido ocupa em nosso organismo.

Quando os cientistas são questionados acerca de um valor, a resposta dita por eles sempre será: depende. As médias obtidas por intermédios dos estudos, são referentes a idade do indivíduo, e como ele irá repor essa substância no decorrer da vida.

Quantidade de água no corpo humano
(Imagem: Pixabay)

Qual a importância da água para o corpo humano?

Trata-se de uma substância essencial para a manutenção da vida humana. É o componente principal das células, onde atua em praticamente, todas as reações que o corpo realiza. Uma grande aliada no transporte de substâncias, tais como: nutrientes, oxigênio e sais minerais.

Promove a eliminação de substâncias que não serão mais necessárias para o organismo, por meio da urina. Onde, todo o material tóxico ou em excesso no organismo, que seja prejudicial, será eliminado. A água possui um papel muito importante na regulação da temperatura corporal.

CONFIRA: Alimentação saudável é mais importante que seu peso, segundo pesquisa

No momento em que o calor está acima da temperatura ideal, ocorrerá a liberação do suor. Esse, por sua vez, irá promover o resfriamento do corpo, a partir do momento em que a água começar ser evaporada. Um outro mecanismo utilizado pelo corpo humano para liberar o excesso desse solvente universal é através das lágrimas.

Então, além de ser um dos componentes do suor, também está presente na lágrima. A eliminação dessa substância por meio dos olhos é uma forma encontrada pelo organismo para fazer uma limpeza nessa estrutura, bem como evitar o ressecamento das córneas.

Distribuição no corpo humano

A importância de beber água
(Imagem: Kenex Media sa / Pexels)

Para calcular a quantidade de água armazenada no organismo, é necessário levar em consideração alguns fatores, tais como: altura, peso, sexo e idade. Por exemplo, um indivíduo com 70 kg, armazena 45 litros de água em seu organismo. Esse valor equivale a, aproximadamente, 65% de seu corpo.

Existe uma pequena diferença quando se calcula a porcentagem em relação as mulheres e homens. Por possuírem uma maior quantidade de tecido adiposo, as mulheres tem em sua composição, 55% do líquido essencial para a sobrevivência.

VEJA: Em minutos esta tecnologia transforma água salgada em potável

O corpo de um homem adulto é composto por 60% do solvente universal. Assim, se ele pesa 70 kg, o valor em litros de água presente em seu organismo será de 42 litros. Em relação aos bebês, logo após o seu nascimento, seu pequeno corpo é formado por 78% de água.

A distribuição de toda essa substância não ocorre de forma exata, mas sim, desigual. Portanto, alguns órgãos, aqueles que possuem uma maior dependência do líquido para realizar manutenções, exibem uma porcentagem maior que outros.

  • pulmões: 78%;
  • sangue: 79%;
  • cérebro: 76%;
  • músculos lisos: 75%;
  • osso: 22,5%;
  • tecido adiposo: 10%.

Diariamente, ocorre a eliminação desse solvente durante a realização e manutenção do organismo. Assim, para que o corpo humano não fique desidratado após suar, chorar ou respirar, se faz necessário que o indivíduo beba bastante água, afim de evitar complicações.

Com informações da Futura Sciences.

Compartilhar