Quais populações sentem que seus países estão no caminho errado?

Dominic Albuquerque

Muitas pessoas ao redor do mundo estão insatisfeitas com o rumo que seus países estão tomando. Depois de uma eleição acirrada no Brasil, uma terrível pandemia, alta inflação mundial e a instabilidade geopolítica atual, não é muito difícil de imaginar os motivos para isso.

Os números coletados pelo Morning Consult Political Intelligence para as projeções de trajetória dos países, ainda assim, podem surpreender. A maioria dos respondentes apontou insatisfação com o rumo que seus países estavam tomando, com a Suíça e a Índia sendo notáveis exceções.

No gráfico abaixo, a porção azul indica aqueles que responderam como “caminho errado”, e a porção amarela como “caminho certo”. Na primeira linha, em sequência, temos a Polônia, o Reino Unido, a Bélgica, Espanha, Holanda e Coreia do Sul.

Em seguida, França, República Tcheca, Áustria, Estados Unidos, Alemanha e Japão. Depois, Noruega, Suécia, Canadá, Irlanda, Itália e Brasil. Por fim, Austrália, México, Suíça e Índia.

Algumas observações podem ser feitas de acordo com os dados.

pais1
Imagem: Visual Capitalist

Estados Unidos

pais2

As eleições intermediárias raramente são boas para o partido no poder dentro da política norte-americana. O custo de vida, a impopularidade de Joe Biden e os resultados da pandemia global apontavam um verdadeiro banho de sangue nessas eleições.

Ainda assim, apesar de 72% dos respondentes acreditarem que o país está no caminho errado, o partido dos Democratas conseguiu desafiar as expectativas, tendo uma performance histórica no dia 8 de novembro, durante as eleições intermediárias.

Brasil

pais3

O Brasil está dividido, e isso se demonstrou inclusive nos resultados da referida pesquisa. 50% acreditam que o país está no caminho errado, e olhando para a situação atual, é difícil espera que essa percepção mude rapidamente. O novo presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva, conseguiu uma vitória apertada, e terá desafios para unificar o país em seu mandato.

Índia

pais4

Com respostas muito negativas em quase todos os países na pesquisa, a Índia foi um dos que se diferiu. O sentimento geral é positivamente consistente, variando entre 60% e 80%, algo que somente a Suíça chegou perto.

Reino Unido

pais5

Os dados do gráfico cobrem os períodos dos três mais recentes governantes do Reino Unido: Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak, o primeiro do sul da Ásia a assumir o cargo de primeiro-ministro no país.

Em janeiro de 2020, Johnson conquistou uma maioria nos Tories, o partido conservador, e conseguiu realizar o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Escândalos políticos e sua ação durante a pandemia, contudo, minaram sua reputação.

Então, o mini-orçamento de Liz Truss foi desastroso em 23 de setembro de 2022, fazendo a libra cair e o Banco da Inglaterra interferir no mercado de títulos. Resta a ver se a sensação geral de que o Reino Unido segue pelo caminho errado irá mudar com a ascensão de Rishi Sunak, que também é do Partido Conservador.

Compartilhar