Por que Vênus é tão brilhante no céu da Terra?

Damares Alves
Imagens da Lua e Vênus na fase crescente capturadas em Delhi, na Índia. Esta visão ocorre quando esses corpos celestes estão posicionados de forma que seus lados iluminados estejam quase fora de nossa visão. Nessa data, Vênus estava a uma semana de atingir seu pico de brilho. Imagem: Karthik Easvur

Embora Júpiter e Marte sejam planetas que emanam uma luz intensa, nem mesmo no seu pico de luminosidade eles conseguem superar Vênus.

Vênus, nosso vizinho planetário mais próximo, é o terceiro objeto mais brilhante em nosso céu, perdendo apenas para o Sol e a Lua.

Vênus está relativamente próximo de nós, sendo o planeta que orbita mais perto do Sol que a Terra. No entanto, essa proximidade não é a única razão para a sua notável luminosidade. Por exemplo, Marte apresenta variações de brilho em nosso céu ao longo de um ciclo de aproximadamente dois anos.

Marte só atinge tal brilho quando a Terra passa entre ele e o Sol, simultaneamente ao período em que Marte é mais próximo do Sol. Isso ocorreu pela última vez em 2018 e só será repetido em 2035.

"Capturada pela espaçonave Solar Orbiter da ESA/NASA em 9 de agosto de 2021, esta imagem fascinante revela Vênus se aproximando pelo lado esquerdo, com seu lado noturno visível como um semicírculo escuro. O crescente luminoso ao seu redor é o brilho do lado iluminado pelo sol deste planeta deslumbrantemente brilhante.
Capturada pela espaçonave Solar Orbiter da ESA/NASA, esta imagem revela Vênus se aproximando pelo lado esquerdo, com seu lado noturno visível como um semicírculo escuro. O crescente luminoso ao seu redor é o brilho do lado iluminado pelo sol.
Imagem: Miles Hatfield

Contudo, a história de Vênus é diferente. A luminosidade de Vênus pode ser explicada pelo termo albedo, usada pelos astronômos para descrever o quão brilhante um planeta é em termos absolutos.

O albedo é a relação entre a quantidade de luz que incide sobre um objeto e a quantidade que esse objeto reflete. Como você pode supor, Vênus possui o albedo mais alto entre todos os grandes planetas do nosso sistema solar.

Vênus têm um albeto de cerca de 0,7, o que significa que ele reflete aproximadamente 70% da luz solar que recebe. Quando a Lua está quase cheia no céu da Terra, pode parecer mais brilhante do que Vênus. No entanto, a Lua, cuja superfície é composta por rochas vulcânicas escuras, reflete apenas cerca de 10% da luz que a atinge.

A Lua parece brilhante para nós por estar tão próximo da Terra, estando a apenas uma segunda luz de distância, em contraste com os vários minutos de luz que nos separam de Vênus.

De acordo com o site EarthSky, a luminosidade de Vênus (seu alto albedo) é dada à sua cobertura de nuvens altamente reflexivas.

Esta imagem é uma visão global da superfície de Vênus, centrada em 180 graus de longitude leste. Foi criada a partir de mosaicos de radar do primeiro ciclo de mapeamento da sonda Magellan, complementados com dados da sonda Pioneer Venus Orbiter ou valores médios constantes para preencher lacunas. A cor simulada, baseada em imagens das sondas soviéticas Venera 13 e 14, foi usada para destacar estruturas em pequena escala. A imagem foi produzida pelo projeto Solar System Visualization e pela equipe científica Magellan no Laboratório de Processamento de Imagens Multimissão JPL e faz parte de um vídeo lançado em 29 de outubro de 1991.
Esta imagem é uma visão global da superfície de Vênus. Foi criada a partir de mosaicos de radar do primeiro ciclo de mapeamento da sonda Magellan, complementados com dados da sonda Pioneer Venus Orbiter. A cor simulada, baseada em imagens das sondas soviéticas Venera 13 e 14, foi usada para destacar estruturas em pequena escala.
Imagem: NASA/JPL

As nuvens na atmosfera de Vênus contêm gotículas de ácido sulfúrico e cristais ácidos suspensos em uma mistura de gases. A luz do sol reflete facilmente nas superfícies lisas dessas partículas e cristais, contribuindo significativamente para o brilho de Vênus.

Embora Vênus seja o planeta mais brilhante entre os principais, não detém o título de objeto mais reflexivo do nosso sistema solar. Essa honra pertence a Encélado, uma lua de Saturno. A superfície gelada desta pequena lua reflete cerca de 90% da luz solar que a atinge, conforme a Scientific American.