Embora Júpiter e Marte sejam planetas que emanam uma luz intensa, nem mesmo no seu pico de luminosidade eles conseguem superar Vênus.
Vênus, nosso vizinho planetário mais próximo, é o terceiro objeto mais brilhante em nosso céu, perdendo apenas para o Sol e a Lua.
Vênus está relativamente próximo de nós, sendo o planeta que orbita mais perto do Sol que a Terra. No entanto, essa proximidade não é a única razão para a sua notável luminosidade. Por exemplo, Marte apresenta variações de brilho em nosso céu ao longo de um ciclo de aproximadamente dois anos.
Marte só atinge tal brilho quando a Terra passa entre ele e o Sol, simultaneamente ao período em que Marte é mais próximo do Sol. Isso ocorreu pela última vez em 2018 e só será repetido em 2035.
Contudo, a história de Vênus é diferente. A luminosidade de Vênus pode ser explicada pelo termo albedo, usada pelos astronômos para descrever o quão brilhante um planeta é em termos absolutos.
O albedo é a relação entre a quantidade de luz que incide sobre um objeto e a quantidade que esse objeto reflete. Como você pode supor, Vênus possui o albedo mais alto entre todos os grandes planetas do nosso sistema solar.
Vênus têm um albeto de cerca de 0,7, o que significa que ele reflete aproximadamente 70% da luz solar que recebe. Quando a Lua está quase cheia no céu da Terra, pode parecer mais brilhante do que Vênus. No entanto, a Lua, cuja superfície é composta por rochas vulcânicas escuras, reflete apenas cerca de 10% da luz que a atinge.
A Lua parece brilhante para nós por estar tão próximo da Terra, estando a apenas uma segunda luz de distância, em contraste com os vários minutos de luz que nos separam de Vênus.
De acordo com o site EarthSky, a luminosidade de Vênus (seu alto albedo) é dada à sua cobertura de nuvens altamente reflexivas.
As nuvens na atmosfera de Vênus contêm gotículas de ácido sulfúrico e cristais ácidos suspensos em uma mistura de gases. A luz do sol reflete facilmente nas superfícies lisas dessas partículas e cristais, contribuindo significativamente para o brilho de Vênus.
Embora Vênus seja o planeta mais brilhante entre os principais, não detém o título de objeto mais reflexivo do nosso sistema solar. Essa honra pertence a Encélado, uma lua de Saturno. A superfície gelada desta pequena lua reflete cerca de 90% da luz solar que a atinge, conforme a Scientific American.