Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Por que os cães comem grama? É normal ou é por causa de doenças?

Você já deve ter reparado, passeando com o seu amigo canino, que às vezes os cães comem grama.

O hábito dos cães de comer grama pode indicar problemas de saúde mas também pode ser parte normal da alimentação do seu cãozinho. (Imagem de Mylene2401 por Pixabay)

Você já deve ter reparado, passeando com o seu amigo canino, que às vezes os cães comem grama. Em geral, isso pode criar uma preocupação de que o animal vá vomitar no tapete em seguida. Contudo, nem sempre os cães comem grama porque estão doentes. Esse hábito pode ter outros motivos e os cachorros podem até gostar de comer grama.

Precisamos lembrar que os caninos em geral são onívoros. Ou seja, a dieta natural deles tem todos os tipos de alimento, mas principalmente carne. Entretanto, mesmo lobos e coiotes costumam comer plantas para melhorar a alimentação. Aliás, estudos mostram que em menos 25% dos casos os cães comem grama por causa de doenças.

(Imagem de Free-Photos por Pixabay)

O que tem na grama para que os cães a comam?

Assim como nós humanos, os cães não conseguem digerir a celulose. Esse açúcar é o principal componente das plantas e, contudo, os cães não têm enzimas que quebrem a celulose. As vacas, por exemplo, têm uma flora intestinal que ajuda os animais a tirarem energia da celulose. Os cães, por outro lado, comem a grama em busca das fibras.

Acontece que a própria celulose é uma fibra. Ademais, as plantas têm vários outros tipos de fibras também. Contudo, mesmo que não sejam digeridas, essas fibras ajudam na digestão de outros alimentos. E isso vale para nós humanos também – por isso é importante comer frutas e verduras.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

As fibras atuam limpando o intestino e fazendo o alimento ficar menos tempo armazenado lá. Para quem consome muita carne, isso é muito importante. Isso porque a carne pode liberar alguns compostos tóxicos se ficar no intestino por muito tempo. Isso aumenta a chance de câncer e afins.

Quando comer grama é um sintoma preocupante

Apesar de ser normal que os cães comam grama, isso pode ser um sinal de uma doença. Ainda há muito debate sobre a consciência dos cães com a própria saúde. Muitos veterinários e cientistas acreditam que os caninos acabam comendo vegetais apenas por instinto. Por outro lado, outros acreditam que o cão sabe identificar que está doente e come grama por esse motivo.

Contudo, fato é que os cães podem comer grama para induzir o vômito. Isso acontece quando o animal come algo que não é bem digerido ou que causa uma intoxicação. Inclusive, outros sintomas como diarreia, sangue nas fezes, falta de apetite e indisposição podem indicar que algo está errado com a saúde do cãozinho.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
(Imagem de Stefan Glazer por Pixabay)

Por via das dúvidas, o ideal é sempre consultar um veterinário. Além do mais, a grama também pode conter ovos de parasitas, bem como agrotóxicos. Evidentemente, isso pode deixar o animal doente ou mesmo piorar a sua situação. Ainda, algumas plantas podem ser tóxicas para os cães, então é bom sempre ficar de olho.

Por fim, ainda há a possibilidade de que os cães domésticos comam a grama simplesmente porque gostem. Filhotes e animais jovens frequentemente mastigam e comem o que conseguem – inclusive os chinelos dos donos. Isso ocorre porque, principalmente para os filhotes, ajuda a reduzir o estresse.

Mateus Marchetto
Publicado por

Aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, professor de inglês, apaixonado por ciência e divulgação científica. Me interesso principalmente pelas áreas de microbiologia, bioquímica e bioinformática.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...