Entenda por que os cachorros comem grama

Mateus Marchetto
O hábito dos cachorros de comer grama pode indicar problemas de saúde mas também pode ser parte normal da alimentação dele.

Você já deve ter reparado, passeando com o seu amigo canino, que às vezes os cachorros comem grama. Em geral, isso pode criar uma preocupação de que o animal vá vomitar no tapete em seguida. Contudo, nem sempre os cães comem grama porque estão doentes. Esse hábito pode ter outros motivos e os cachorros podem até gostar de comer grama.

Precisamos lembrar que os caninos em geral são onívoros. Ou seja, a dieta natural deles tem todos os tipos de alimento, mas principalmente carne. Entretanto, mesmo lobos e coiotes costumam comer plantas para melhorar a alimentação. Aliás, estudos mostram que em menos 25% dos casos os cães comem grama devido a doenças.

sausage dogs 336525 1920 2

Por que os cachorros comem grama?

Assim como nós humanos, os cães não conseguem digerir a celulose. Esse açúcar é o principal componente das plantas e, contudo, os cães não têm enzimas que quebrem a celulose. As vacas, por exemplo, têm uma flora intestinal que ajuda os animais a tirarem energia da celulose. Os cães, por outro lado, comem a grama em busca das fibras.

Acontece que a própria celulose é uma fibra. Ademais, as plantas têm vários outros tipos de fibras também. Contudo, mesmo que não sejam digeridas, essas fibras ajudam na digestão de outros alimentos. E isso vale para nós humanos também – por isso é importante comer frutas e verduras.

As fibras atuam limpando o intestino e fazendo o alimento ficar menos tempo armazenado lá. Para quem consome muita carne, isso é muito importante. Isso porque a carne pode liberar alguns compostos tóxicos se ficar no intestino por muito tempo. Isso aumenta a chance de câncer e afins.

Quando comer grama é um sintoma preocupante

Apesar de ser normal que os cachorros comam grama, isso pode ser um sinal de uma doença. Ainda há muito debate sobre a consciência dos cães com a própria saúde. Muitos veterinários e cientistas acreditam que os caninos acabam comendo vegetais apenas por instinto. Por outro lado, outros acreditam que o cão sabe identificar que está doente e come grama por esse motivo.

Contudo, fato é que os cachorros podem comer grama para induzir o vômito. Isso acontece quando o animal come algo que não é bem digerido ou que causa uma intoxicação. Inclusive, outros sintomas como diarreia, sangue nas fezes, falta de apetite e indisposição podem indicar que algo está errado com a saúde do cãozinho.

puppy 1502565 1920 1

Por via das dúvidas, o ideal é sempre consultar um veterinário. Além do mais, a grama também pode conter ovos de parasitas, bem como agrotóxicos. Evidentemente, isso pode deixar o animal doente ou mesmo piorar a sua situação. Ainda, algumas plantas podem ser tóxicas para os cães, então é bom sempre ficar de olho.

Por fim, ainda há a possibilidade de que os cães domésticos comam a grama simplesmente porque gostem. Filhotes e animais jovens frequentemente mastigam e comem o que conseguem – inclusive os chinelos dos donos. Isso ocorre porque, principalmente para os filhotes, ajuda a reduzir o estresse.