Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo Estranho

Por que formigas estão andando ao redor deste celular?

Reprodução/Youtube

Um vídeo publicado em 2015, em que formigas andam ao redor de um celular assim que recebe uma chamada, viralizou novamente. E oferecemos uma explicação plausível para o fenômeno.

Os autores do canal que publicou o vídeo explicam essa marcha circular pela “onda eletromagnética” de uma chamada recebida, mas não entendemos bem o que eles estão querendo dizer. As ondas de rádio nos cercam (e as formigas) o tempo todo, e por que os insetos reagiram especificamente a esse sinal recebido, e não a outros, não está claro.

Relacionado: Fóssil de 99 milhões de anos mostra última batalha da “formiga infernal”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Nigel Andrew, entomologista da New England State University, ressaltou, em entrevista ao Yahoo, que as formigas têm sensores magnéticos que os insetos usam para se orientar. De fato, algumas espécies (por exemplo, as formigas cortadeiras sul-americanas Atta colombica) são orientadas pelo campo magnético por meio de órgãos localizados nas antenas. Mas, em primeiro lugar, não se sabe quais espécies de formigas estão marchando no vídeo e, em segundo lugar, o smartphone dificilmente criará flutuações no campo magnético que podem afetar o comportamento até mesmo das espécies desejadas.

Veja o vídeo e tente desvendar o mistério.

Reprodução/Youtube

Provavelmente, a resposta está num fenômeno chamado às vezes de “círculo das formigas da morte” e consiste no fato de que as formigas — criaturas sem visão — às vezes caem na armadilha do cheiro e dos sistemas de sinais químicos. No caminho para um local onde há muita comida, as formigas emitem um sinal especial que deve atrair parentes para o local. Acertando acidentalmente seu próprio rastro, a formiga começa a andar em círculo, deixando ainda mais substância odorífera, e novas formigas compartilham o mesmo rastro. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Relacionado: Vídeo: formigas constroem ponte suspensa para atacar ninho de vespas

Às vezes, centenas e milhares de insetos caem na armadilha, e o diâmetro dos “círculos de formigas” chega a centenas de metros. Talvez o mesmo problema tenha acontecido com as formigas andando ao redor do celular, e a formação do círculo coincidiu quando alguém ligou.


+Leia mais

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Foi revelado o motivo das formigas serem tão fortes
Formigas que produzem suas próprias armaduras feitas de minerais
Formigas utilizam seus ácidos para ficarem protegidas de microrganismos


Avatar
Publicado por

Tradutor e escritor freelancer, é divulgador científico na SoCientífica desde 2018. Nela, escreve sobre temas que dão faísca à imaginação do leitor, de tubarões e fantasmas a quasares.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.