Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Por que a Lua é visível em plena luz do dia?

O ciclo lunar possui 8 fases, algumas podem durar até o amanhecer.

lua
A Lua pode ser vista durante o dia na semana anterior e na semana após a Lua cheia. Fonte: Getty

O brilho noturno da Lua é algo que deixa muitas pessoas admiradas com tamanha beleza. Mas quando mencionamos o satélite, devemos lembrar que mesmo brilhando de noite ele também se faz presente durante todo o dia.

Até mesmo o seu surgimento ainda é considerado como sendo um mistério. Afinal, cientistas exploram as mais diversas hipóteses. Sendo que estas variam desde uma separação de outro planeta, colisão com a Terra ou até mesmo uma criação simultânea com o Sistema Solar.

Quais mecanismos para ver a Lua durante o dia?

Quando estamos na escola, aprendemos que a Lua possui um ciclo, e cada etapa damos o nome de fases. Portanto, o ciclo lunar é composto por 8 fases, sendo elas: nova, crescente, quarto crescente, crescente gibosa, cheia, minguante gibosa, quarto minguante e minguante.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
fases da lua
As 8 fases que formam o ciclo lunar. Fonte: Cola Na Web

Relacionado: NASA vai pousar a 1ª pessoa negra na Lua com o programa Ártemis

Agora, para que ela seja visível, existem duas condições básicas. Onde a primeira, é receber a luz proveniente do Sol, desde que não esteja tão próximo. E que esteja situado acima do nosso horizonte. Pode até parecer algo simples, ao mesmo tempo que exige uma complexidade.

Lua cheia

Nessa fase, o satélite se encontra em do outro lada do Planeta Terra, ou seja, em “oposição” quando comparado ao Sol. Dessa forma, nossa casa se encontra em duas situações, onde uma parte estará clara e a outra, escura. Na metade que se encontra na escuridão, é iluminada pela presença da Lua, que recebe luz proveniente do Sol.

Em época de verão, o Sol vai embora mais tarde, possibilitando que as pessoas presenciem a fase cheia desse astro. Nesse caso em específico, também existe a possibilidade de ocorrer um eclipse lunar, que ocorre quando esse satélite estiver alinhado com a Terra e o Sol.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Fase minguante

Após a fase cheia, é a chegada a vez da minguante. Avistada logo no início do dia, quando o Sol está chegando e irradiando sua luz no Leste, basta olhar para o lado oeste e será possível avistar o nosso satélite. Como cada astro estará em uma extremidade, a luz do Sol não conseguirá chegar de forma intensa até a Lua.

Portanto, no início do dia, é perceptivo avistar esse objeto celeste, de forma um tanto quanto apagado. Uma vez que não possui luz própria e a luz do Sol não chega intensamente para iluminar a sua superfície.

Fase crescente

Essa fase da Lua só é possível ser visualizada antes que o Sol nasça. Afinal, ambos costumam nascer quase que ao mesmo tempo, fazendo com que o nosso satélite acabe sendo ofuscado pela luminosidade do Sol. Dessa forma, é o momento em que ambos os corpos celestes estão mais próximos, e assim, o ciclo lunar tende a se repetir diariamente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...