Podemos realmente deter um asteroide destruidor de planetas?

Elisson Amboni
Imagem: Getty Images

Na vasta extensão do espaço, a ameaça em potencial de um asteroide destruidor de planetas se aproximando da Terra pode parecer uma cena saída diretamente de um blockbuster de ficção científica. No entanto, a dura realidade é que o cosmos está repleto de corpos celestes, e a possibilidade de um impacto cataclísmico não é totalmente improvável.

Vamos nos aprofundar nas estratégias que os cientistas estão desenvolvendo para evitar esse cenário apocalíptico, concentrando-nos em dois métodos promissores: a abordagem do impactador cinético e a opção nuclear.

Método do impactador cinético

No jogo cósmico de bilhar, o método do impactador cinético ocupa o centro do palco quando uma espaçonave se torna um jogador estratégico com o objetivo de alterar a trajetória de um asteroide que se aproxima. O recente Double Asteroid Redirect Test (DART) da NASA demonstrou a viabilidade dessa abordagem. Ao colidir intencionalmente com o asteroide Dimorphos, de 1,5 metro de largura, os cientistas conseguiram desacelerar sua órbita, validando a eficácia potencial do método do impactador cinético.

Em setembro de 2022, a NASA testou o método do impactador cinético ao colidir uma espaçonave no asteroide Dimorphos, como parte da missão DART. Imagem: NASA/Johns Hopkins APL

No entanto, o problema está no tamanho do asteroide. Quanto maior a ameaça, mais impactadores cinéticos são necessários. Para um asteroide três vezes maior que o Dimorphos, a exigência poderia ser tão assustadora quanto lançar entre 39 e 85 foguetes Falcon Heavy simultaneamente. A escala se torna exponencialmente impraticável para um asteroide destruidor de planetas, necessitando de centenas de impactadores cinéticos.

A opção nuclear

À medida que os cientistas enfrentam as limitações do método do impactador cinético, a opção nuclear surge como uma alternativa atraente. De acordo com Brent Barbee, engenheiro aeroespacial do Goddard Spaceflight Center da NASA, um único dispositivo explosivo nuclear de tamanho adequado poderia desviar até mesmo um asteroide de 1,5 quilômetro de tamanho.

O processo envolve a entrega de uma arma nuclear ao asteroide por meio de uma pequena espaçonave. A detonação, diferentemente das explosões terrestres, gera uma torrente de radiação que penetra e vaporiza uma fina camada externa do asteroide. Esse material vaporizado impulsiona o asteroide para longe da explosão, podendo alterar seu curso e evitar uma colisão com a Terra.

Ogiva nuclear Titan II.
Ogiva nuclear Titan II. Imagem: Getty Images

O momento certo é tudo: o desafio da preparação

Embora esses métodos sejam promissores, o principal desafio está no tempo. Em cenários hipotéticos com um aviso de 15 anos, os cientistas podem planejar, lançar e executar meticulosamente uma missão para desviar o asteroide. Entretanto, o verdadeiro desafio surge quando a descoberta de um asteroide destruidor de planetas é feita apenas um ou dois anos antes do impacto.

“O cronograma típico de desenvolvimento de missões interplanetárias é de cerca de cinco anos”, observa Barbee. Tentar lançar uma missão em um ano seria um desafio imenso, se não impossível. Isso ressalta a importância da detecção e do monitoramento precoces para garantir a preparação diante de possíveis ameaças.

A melhor defesa contra uma catástrofe planetária é a vigilância. A detecção precoce, o monitoramento minucioso e o desenvolvimento de planos de contingência são elementos cruciais em nossa defesa contra asteroides. Observatórios terrestres e missões espaciais futuras, como o NEO Surveyor da NASA e os satélites NEOMIR da ESA, visam manter os cientistas bem informados sobre quaisquer ameaças cósmicas ocultas.