NASA confirma ser possível desviar asteroides com foguetes

Mas são necessários anos de preparo antes.

Letícia Silva Jordão

Os asteroides sempre foram uma preocupação para a NASA, já que o impacto deles na Terra poderia causar o fim da humanidade. Por isso, recentemente a equipe lançou um foguete que foi capaz de desviar um asteroide.

O sucesso do experimento mostra que é possível impedir que a Terra seja destruída por rochas espaciais no futuro. E a tecnologia utilizada na missão se mostrou um método viável de proteção espacial.

Além disso, foram lançados novos estudos que confirmaram que a missão espacial foi ainda mais bem-sucedida do que os engenheiros da NASA acreditam.

Foguete da NASA consegue desviar um asteroide

Desviar um asteroide estava nos planos da NASA há pelo menos 5 anos. Foi esse o período que durou o planejamento da missão Double Asteroid Redirect Test (DART) que conseguiu atingir um asteroide e desviar a trajetória dele.

A ideia dos engenheiros da famosa agência aeroespacial era testar uma teoria de defesa conhecida como “impacto cinético”. Essa teoria defendia que poderia ser possível alterar o rumo de um asteroide ao lançar um foguete em alta velocidade contra ele.

Assim, após realizar o planejamento, a NASA lançou o foguete no final de novembro de 2021. Quase um ano depois, em setembro de 2022, o foguete da agência colidiu com sucesso no asteroide Dimorphos.

Dimorphos era uma “lua” de 160 metros de largura que orbitava um asteroide ainda maior chamado Didymos. O impacto do foguete contra ele foi capaz de desviar um asteroide e alterar a órbita dele em volta de Didymos em cerca de 33 minutos.

Nicola Fox, a administradora associada ao Science Mission Directorate na sede da NASA, relatou que ficou feliz quando o DART atingiu o asteroide. “[…] a primeira demonstração de tecnologia de defesa planetária do mundo, e isso foi apenas o começo”.

Nicola afirma que essas descobertas ajudam a melhorar o entendimento sobre os asteroides, o que colabora na construção de um base para que a humanidade possa se defender de asteroides perigosos no futuro.

Estudos mostram mais sobre o resultados surpreendente do experimento

Cinco meses após o foguete ter alterado a trajetória de um asteroide, estudos foram publicados mostrando que a missão teve um sucesso até maior do que o calculado pelos engenheiros da NASA.

O primeiro estudo mostra em detalhes o sucesso do DART, onde ele cria uma linha do tempo mostrando tudo que aconteceu e o impacto. Ele também observou que seria possível desviar um asteroide do tamanho de Dimorphos sem uma missão de reconhecimento avançada.

Porém, para isso acontecer seria necessário ainda que os pesquisadores tivessem décadas para se preparar para a aproximação da rocha espacial.

Já um segundo estou confirmou a desaceleração do asteroide em 33 minutos, que é um número 25 vezes maior do que a NASA esperava, já que eles haviam calculado que a desaceleração seria de 73 segundos.

Além disso, houve um terceiro estudo que calculou que o impacto diminuiu instantaneamente a velocidade do asteroide em pelo menos 0,1 polegada por segundo.

Todos estes estudos juntos mostram que podemos sim desviar um asteroide e assim proteger a Terra dessas rochas espaciais. Por isso, a pesquisa aprofundada sobre a colisão do DART continuará sendo feita.