Connect with us

Ciência

Pela primeira vez, um foguete construído na Universidade chega ao espaço

Este é um feito surpreendente.

Published

on

Uma equipe de estudantes do Laboratório de Propulsão de Foguetes da Universidade do Sul da Califórnia, Estados Unidos, lançou com sucesso um foguete de quase 4 metros chamado Traveler IV para além da linha de Kármán — a altitude de 100 km que é amplamente considerada como a fronteira entre a atmosfera da Terra e o espaço exterior.

É a primeira vez que qualquer veículo construído e desenvolvido por estudantes alcançou esse feito. Alunos de todo o mundo têm corrido para alcançar o mesmo feito (incluindo o Brasil, com projetos como o da UFABC), como relata o Wired, mas a equipe da USC chegou lá primeiro.

Depois de atingir uma velocidade máxima de Mach 5,1 e cair de volta para a Terra — desacelerado por um conjunto de paraquedas — o foguete ainda estava em boas condições, de acordo com registros oficiais da missão.

Advertisement

O foguete em si era alimentado por combustível de foguete sólido e apresentava apenas um estágio — em vez dos vários estágios que dividem e acionam os propulsores com espaço otimizado no meio do voo para alcançar a órbita.

O lançamento da equipe da USC não aconteceu sem problemas. Eles notaram “imperfeições na trajetória do voo” logo após o lançamento, provavelmente devido a danos no interior do bocal.

Para o próximo lançamento, a equipe já está de olho em projetos de foguetes de combustível líquido para maior carga útil e mais potência. [Futurism]

Advertisement

Você pode ler uma matéria mais detalhada no Wired (em inglês).

Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.