Brasileiros constroem foguete e irão representar o país na maior competição do mundo

SoCientífica

Uma equipe de estudantes universitários da UFABC planeja ir até o Novo México, nos Estados Unidos, para participar da maior competição universitária de foguetes do mundo, a Spaceport America Cup, onde mais de 1.500 alunos e professores se reúnem a cada ano e demonstram o que conseguiram alcançar de mais inovador na tecnologia de foguetes, cuja importância está moldando a economia do futuro.

O Brasil ainda engatinha nas grandes tecnologias de foguetes. Suas poucas tentativas de lançar foguetes de grande porte fracassaram quase todas as vezes. Mas a tecnologia de base, criada nas universidades do país, oferece esperança no progresso dessa tecnologia nestas terras, e competições são fundamentais para podermos fazer uma análise objetiva do quanto estamos progredindo.

A UFABC Rocket Design, equipe que participará da competição, será a representante do Brasil em meio a vários competidores de outras nacionalidades, e possui grandes chances de se colocar entre os primeiros colocados. Contudo, precisam de ajuda no quesito financeiro. A equipe enviará 14 membros para os Estados Unidos e necessita arcar não somente com as passagens do grupo, mas também com os materiais do foguete que participará do campeonato. Visando esses gastos, criaram uma Vakinha, onde você pode fazer uma doação de qualquer valor.

No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco melhor a jovem equipe da UFABC.

Composta por membros de várias áreas acadêmicas, a equipe já conquistou lugares de destaque em competições de foguetes, tais como 1º na Cobruf Beta, 1º no Festival Brasileiro de Minifoguetes e 5º na Spaceport America Cup em 2017.

A viajem está programada para o mês de junho, e levarão consigo o maior foguete que já construíram em sua jovem história, que, segundo a equipe, foi “projetado para alcançar um apogeu de mais de 3km”.

Compartilhar