Os 9 países com maior potencial na produção de grafeno

O potencial de liderança na produção de grafeno destes países é maior que os outros.

SoCientífica
Imagem mostra padrões de eletrodos de grafeno esticáveis ​​transferidos para um polímero à base de silício. Imagem: Ji Hye Hong/Natureza
Destaques
  • O grafeno é um material extremamente diversificado e pode ser combinado com outros elementos (incluindo gases e metais) para produzir diferentes materiais com várias propriedades superiores.
  • Devido à sua alta condutividade, o grafeno pode ser usado em semicondutores para aumentar muito a velocidade com que a informação viaja.
  • O Brasil é o segundo maior produtor de grafite do mundo, com cerca de 95.000 toneladas métricas de produção anual, o que faz do país um produtor de grafeno de grande potencial.

O grafeno é um material com uma dureza sem precedentes, é dez vezes mais forte e seis vezes mais leve que o aço. É produzido com grafite que encontramos no centro dos lápis, exceto que o grafeno consiste em uma única camada de átomos de carbono. O grafeno tem muitas características e aplicações hipnotizantes. É um excelente condutor de eletricidade e com transistores de grafeno, quase qualquer dispositivo eletrônico funcionaria mais rápido e com menor consumo de energia. Os pesquisadores descobriram como construir painéis solares usando grafeno, um avanço que finalmente poderia tornar a energia solar mais econômica. Mas esta é apenas a ponta do iceberg para este material do futuro.

Não há uma estatística confiável dos maiores produtores de grafeno no mundo, mas é possível estimar o potencial de cada nação através de sua produção de grafite, de onde o material é majoritariamente derivado. O grafite é produzido em quase todas as partes do mundo, mas os países ricos na produção incluem a China, o Brasil e o Canadá. Eles são, respectivamente, os países que mais produzem grafite no mundo, com maior potencial de produção de grafeno também. Confira, abaixo, a lista dos 9 maiores produtores em toneladas métricas (MT).

1. China

Em 2018, a China se tornou líder entre os países que mais produzem grafite. Produz 630.000 toneladas métricas (MT) de grafite a cada ano. O país produz aproximadamente 70% de todo o grafite do mundo.

2. Brasil

Com 95.000 MT de sua produção, o Brasil tornou-se o segundo maior país produtor de grafite do mundo. O país está logo atrás da China. A produção do Brasil aumentou apenas em 5.000 toneladas desde 2017.

3. Canadá

O Canadá tem produzido constantemente 40.000 MT de grafite há muitos anos. Desde que a Tesla disse que tem planos de adquirir o seu lítio, o cobalto e o grafite, o Canadá tem sido uma fonte potencial de grafite desde então. A Tesla usa grafeno para baterias de íon-lítio.

4. Índia

A Índia produz drasticamente menos grafite por ano, mas ainda está em quarto lugar na lista. Sua produção total é de 35.000 toneladas por ano desde 2017.

5. Moçambique

Moçambique vem produzindo enormes quantidades de grafite. Isso ficou evidente quando a produção passou de 300 MT para 20.000 MT.

6. Ucrânia

Desde 2018 a Ucrânia está produzindo a mesma quantidade de grafite, ou seja, 20.000 MT. Zavalyevskiy Graphite é o maior recurso de produção na Ucrânia. Ela produz até 30.000 toneladas por ano, de acordo com seu site oficial.

7. Rússia

Em 2018, a produção da Rússia chegou a 17.000 MT, de modo semelhante ao que ocorreu em 2017. Apesar deste nível, o país espera aumentar sua produtividade durante os próximos anos devido aos dois projetos futuros, Dalgrafit e Uralgraphite. As informações sobre a mineração na Rússia são bem escassas.

8. Noruega

A Noruega produz quase 16.000 MT anuais. O grafite é encontrado em alguns locais favoráveis, como, por exemplo, mais perto do mar e da rede elétrica.

9. Paquistão

O Paquistão está em 9º lugar na lista de países que mais tem o potencial de produzir grafeno. Produz um total de 14.000 MT de grafite a cada ano. Tem produzido muito desde 2018. Apesar do volume de produção, o grafite no país ainda é raro de ser encontrado.

Compartilhar