Os 9 animais mais dorminhocos do mundo

Damares Alves
Tigres podem dormir até 16 horas por dia. Imagem: Unsplash

O ser humano precisa, em média, de 7 a 9 horas de sono por noite, mas esse não é o caso de todos os animais. Dormir é uma maneira de se recuperar e recarregar as energias depois de um dia ativo, mas também é um jeito de economizá-la. Em casos extremos, a hibernação permite que os animais armazenem nutrientes e descansem por meses no frio.

Contudo, existem animais que dormem bastante todos os dias, e não somente no inverno. Você se considera dorminhoco? Talvez esta lista faça você se sentir um pouco melhor em relação a esse hábito.

Coala (18 a 22 horas)

coala dormindo

Os ​​marsupiais da Austrália possuem uma dieta pobre em nutrientes por se alimentarem somente de folhas e deve ser por isso que precisam de tantas horas de sono. Entretanto, durante as quatro ou cinco horas em que os coalas estão acordados, eles são capazes de comer um quilo inteiro de folhas de eucalipto e ainda podem armazená-las dentro de suas bochechas para fazer um lanche no meio da soneca.

Bicho-preguiça (10 a 20 horas)

Preguiças em cativeiro foram testemunhadas dormindo até 20 horas por dia. No entanto, apesar do nome, elas podem dormir menos do que você imagina. Pesquisas mostram esses bichos na natureza dormindo 10 horas por noite ou menos. Parte da percepção de que ela é um animal preguiçoso diz respeito a seus hábitos. Seus corpos permitem que elas fiquem penduradas em galhos de árvores, de onde fazem a maioria de suas atividades – isso inclui dar à luz, acasalar, dormir e comer.

Morcego-marrom (até 20 horas)

Apesar de serem animais noturnos, os morcegos não ficam acordados a noite toda. O morcego-marrom caça por algumas horas após o anoitecer e depois retorna ao sono. Ele também hiberna durante o inverno.

Tatu-canastra (16 a 18 horas)

TatuCanastra

Apesar da dura carapaça que os protege de muitas ameaças naturais, os tatus preferem ficar a maior parte do tempo escondidos, de 16 a 18 horas. Porém os pesquisadores não sabem dizer exatamente quanto desse tempo os animais passam dormindo ou se alimentando em suas tocas.

Gambá-americano (18 horas)

Os gambás costumam fingir-se de mortos para se defender de predadores. Contudo, se você encontrar um deitado por aí, há chances de que ele esteja, na verdade, dormindo.

Píton (18 horas)

piton

O fato de as cobras não fecharem os olhos para dormir dificulta o estudo de seu sono. Além disso, elas também usam outro método de descanso chamado brumação, semelhante à hibernação de alguns mamíferos. Sabe-se que a píton está entre as mais preguiçosas, que se acredita dormir por até 18 horas de cada vez. Como as criaturas noturnas, ela caça à noite e depois se retira para algum lugar seguro para descansar sem ser ameaçadas por predadores.

Macaco-da-noite (17 horas)

Macacos e primatas, em geral, tendem a dormir significativamente mais do que os humanos. O macaco-da-noite possui uma visão noturna excepcional que o permite se destacar na caça e na sobrevivência no escuro, além de se alimentar à noite, quando macacos maiores e mais dominantes estão dormindo.

Tigre (16 horas)

Em geral, os gatos costumam dormir bastante, mas os tigres são os mais dorminhocos dos felinos. São predadores incrivelmente ferozes, mas seus corpos musculosos precisam de muita energia. Além disso, eles caçam sozinhos e à noite, então uma única madrugada fracassada pode significar ainda mais dificuldade no dia seguinte. Embora passem boas 16 horas por dia dormindo, podem ficar até 20 horas apenas descansando para poupar energia.

Esquilo (15 horas)

image 15

Sabe-se que esquilos coletam suprimentos durante o ano todo para que possam hibernar no inverno. Mas, ainda assim, dormem muito mesmo quando não estão em seu ciclo de hibernação. Eles são ativos durante o dia e se recolhem à noite por até 15 horas por dia nas estações mais quentes.

Compartilhar