O que aconteceria se jogássemos uma bola em diferentes planetas?

Rafael D'avila
Imagem: Shutterstock

Você sabe como se comportaria uma bola em diferentes planetas? Provavelmente nunca tenha parado pra pensar nisso, mas acredite, ela não agiria da mesma maneira em vários locais do sistema solar. Dr. James O’Donoghue, cientista planetário, criou uma animação divertida para explicar como funcionaria o processo, nesse sentido.

No vídeo em questão, ele jogou uma bola em diferentes planetas como Plutão, Ceres, Terra e Júpiter, além do Sol e da Lua. Na animação, os telespectadores veem uma bola caindo na velocidade de um quilômetro até a superfície de cada lugar, considerando que não há resistência do ar.

Por exemplo, a bola levaria 2,7 segundos para cair nessa distância no sol, enquanto o tempo para realizar tal ação na Terra, seria de 14,3 segundos. “Isso deve dar uma ideia da atração que você sentiria em cada objeto”, disse O’Donoghue. Agora vamos analisar a mesma situação da bola em diferentes planetas, levando em consideração a gravidade, ou seja, o que influencia no impacto.

O arremesso da bola em diferentes planetas leva mais de um minuto para atingir o solo de Ceres

A bola caindo na mesma velocidade em Saturno, levaria 13,8 segundos para chocar o solo, e 15 segundos cravados em Urano. “Pode ser surpreendente ver planetas grandes terem uma atração comparável aos menores na superfície”, explica O’Donoghue no YouTube.

“Por exemplo, Urano puxa a bola para baixo mais devagar do que na Terra! Por quê? Porque a baixa densidade média de Urano coloca a superfície longe da maioria da massa. Da mesma forma, Marte tem quase o dobro da massa de Mercúrio, contudo você pode ver a gravidade da superfície é na verdade a mesma … Ou seja, indica que Mercúrio é muito mais denso que Marte”.

bola em planetas 01
Imagem: NASA/JPL/University of Arizona/VEJA

Impressionantemente, a bola leva, em Ceres, 84,3 segundos, quase um minuto e meio. Para o projeto, O’Donoghue usou um folheto informativo planetário da NASA como referência, junto com a contribuição do astrônomo Rami Mandow. Além disso, o cientista fez referência ao experimento gravitacional do astronauta Dave Scott na Lua, um dos mais famosos de todos os tempos.

O canal no Youtube de O’Donoghue conta com uma série de vídeos surpreendentes sobre tudo que envolve o sistema solar, além, é claro, do experimento de jogar uma bola em diferentes planetas. O universo é realmente incrível, onde os pesquisadores fazem constantes descobertas que muitos chegam a duvidar.

A Terra é apenas um ‘pontinho’ na imensidão da galáxia, e nós fazemos parte dele!