O mais antigo uso conhecido de tabaco por humanos foi retrocedido 9.000 anos

Wellington Reis
Imagem: Pixabay/Humusak

Há quanto tempo você acha que aconteceu o primeiro uso conhecido de tabaco? Descobertas recentes, acredite se quiser, indicam que ele pode ter acontecido há cerca de 12.300 anos. 

A descoberta indica que os primeiros habitantes do continente podem ter o usado.

A origem e uso do Tabaco

O Tabaco tem como berço as Américas. No entanto, agora é comercializado mundialmente. Algumas escavações anteriores indicaram que os resíduos de nicotina estavam presentes em cachimbos de cerca de 3.300 anos atrás no sudeste dos Estados Unidos.

Desse modo, um quadro foi pintado com a importância social e cultural da planta entre as antigas comunidades indígenas na América do Norte

Entretanto, os autores de um novo estudo na revista Nature Human Behavior sugerem que os coletores provavelmente consumiram tabaco ao redor de fogueiras comunitárias a vários milênios.

“O tabaco, sem dúvida, teve mais impacto nos padrões globais da história do que qualquer outra substância psicoativa, mas a profundidade de seus laços culturais tem sido amplamente debatido”, escrevem eles. 

Quatro sementes carbonizadas

autumn g612122552 1920
Imagem: Pibabay/szjeno09190

Para resolver o debate, eles descrevem a descoberta de quatro sementes de tabaco carbonizadas que foram recuperadas de uma lareira intacta no acampamento de caçadores-coletores Wishbone no deserto do Grande Lago Salgado, em Utah.

Por meio da datação por radiocarbono, foi revelado que a antiga lareira tinha cerca de 12.300 anos. Além disso, a análise morfológica sugeria que as sementes pertenciam a uma espécie local de tabaco chamada Nicotiana attenuata. 

Ao redor da lareira também estavam pontas de lanças, ossos de animais, as entranhas de um pássaro cozido, ferramentas de pedra e um único pedaço de casca de ovo.

“A descoberta recalibra a pesquisa sobre o tabaco como um produto domesticado, colocando cerca de 8.000 a 10.000 anos de uso humano antes da grande eflorescência da agricultura na América do Norte e da domesticação de [outras espécies de tabaco]”, escrevem os autores do estudo. 

É muito importante o fato de que o uso se deu antes da agricultura, pois mostra como o tabaco, ao longo do tempo, ajudou a moldar as culturas antigas que influenciaram as gerações posteriores de nativos americanos.

Entretanto, apesar da descoberta implicar que o tabaco era usado em alguma capacidade há mais de 12.000 anos, os pesquisadores dizem que não é possível discernir exatamente como era consumido. 

O que se pode deduzir é que as sementes foram depositadas na lareira, contudo, não está claro se um cachimbo cheio de folhas de tabaco foi fumado.

Compartilhar