Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Nova espécie de macaco encontrada em laboratório

nova espécie popa langur
O Popa langur (Trachypithecus popa) deve o seu nome ao sagrado Monte Popa, que alberga a maior população da espécie com pouco mais de 100 animais. (Imagem: Thaung Win)

A descoberta da nova espécie Popa langur, um macaco comedor de folhas de tamanho médio encontrado no centro de Mianmar, foi anunciada por cientistas. Mas ela já surgiu provavelmente classificada como “criticamente ameaçada de extinção”, porque são estimados que hajam apenas 200 a 250 desses macacos.

A descoberta foi anunciada apenas uma semana depois de duas novas espécies de planador maior – um marsupial planador – serem identificadas na Austrália. Mas o que isso quer dizer, essas espécies eram realmente desconhecidas pela ciência?

É bom enfatizar que esses achados não foram feitos por algum explorador de forma repentina, as espécies já haviam sido identificadas com um grupo geneticamente distinto dentro de uma população já conhecida. Na verdade, a população local vive com esses animais há gerações e tem suas próprias maneiras de identificar e classificar as espécies.

Continua depois da publicidade

Portanto, quando os estudiosos anunciam uma espécie recém-definida baseados em evidências genéticas, geralmente significa que uma subespécie foi elevada ao nível de espécie.

Forma de definir uma nova espécie

Inicialmente, as espécies não são tão definidas como aprendemos na escola. A maioria dos estudiosos utiliza o “conceito biológico de espécie”. Ou seja, esses são os animais capazes de produzir descendentes férteis. Mas existem muitas outras maneiras de definir uma espécie.

nova espécie
Ele é conhecido pelas manchas brancas nos olhos. Foto: THAUNG WIN

No caso do Popa langur, do mesmo modo que outros primatas descritos anteriormente, ele foi identificado usando informações genéticas, ou o conceito de espécie filogenética. Dessa maneira, a descoberta é baseada em como os animais estão se relacionando com outros grupos em termos evolutivos.

Assim, essencialmente define a espécie como o menor grupo que pode ser geneticamente distinto de outra espécie, porém ainda compartilha um ancestral claro.

Continua depois da publicidade

Entretanto, a elevação de uma subespécie para espécie através da informação genética é controversa. Alguns estudiosos acabam descartando como “inflação taxonômica” essas descobertas, enquanto temem que as mudanças nas classificações possam confundir os esforços de conservação.

Outros acham que sem um nome e uma estimativa populacional confiável, esses pequenos bolsões de variação genética podem ser extintos rapidamente e sem aviso prévio. Além do fato de garantir financiamento para os esforços de conservação a partir do momento em que os grupos de risco são elevados a condição de espécie.

Identificação de uma nova espécie

De qualquer forma, uma nova espécie, sob todas as definições, são construções humanas explicando a variação natural. Logo, nenhuma definição será uma representação perfeita de uma variação biológica.

Continua depois da publicidade
grupos sociais
Os macacos vivem em grupos sociais. (THAUNG WIN)

A identificação do recém-descrito Popa langur foi feita por meio de um estudo filogenético que buscou entender melhor as relações evolutivas entre as 20 espécies conhecidas do gênero Trachypithecus. Também conhecidas informalmente como langures, lutungs ou macacos-folha.

Os cientistas usaram amostras fecais de langures selvagens e amostras de tecido de espécimes de museu para esclarecer as relações taxonômicas entre o gênero. No estudo, um grupo de langures destacou-se, porque a evidência genética mostrou claras variedades ocidentais e orientais. Então, uma população central não se encaixou em nenhuma delas.

Concluindo, as variedades ocidentais e orientais, que anteriormente eram chamadas de subespécies de langur de Phayre, foram elevadas ao nível de espécie. E a população restante foi chamada de Popa langur.

O estudo científico foi publicado no periódico Zoological Research.

Continua depois da publicidade
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...