Nova espécie de iguana com língua laranja é descoberta na Ásia

SoCientífica
Imagem: Huang et al.

Uma descoberta notável foi feita no mundo dos répteis, pois pesquisadores da Ásia identificaram uma nova espécie de iguana. Inicialmente confundido com uma espécie conhecida, esse pequeno lagarto possui uma língua laranja e mede menos de 10 cm de comprimento, aproximadamente o tamanho de um cartão de crédito.

A descoberta é o resultado de extensas pesquisas de campo realizadas de 2009 a 2022 no sul da China e no norte do Vietnã. Yong Huang, autor principal de um estudo publicado na ZooKeys, e sua equipe coletaram vários espécimes do complexo de espécies Calotes versicolor durante a pesquisa.

“Descobrimos que a população do que pensávamos ser Calotes versicolor no sul da China e no norte do Vietnã era uma nova espécie não descrita e duas subespécies”, explicou Huang.

A espécie recém-descrita, oficialmente denominada lagarto de jardim de Wang (Calotes wangi), habita florestas subtropicais perenes de folhas largas e florestas tropicais de monções. Esses ambientes se estendem pelo sul da China e norte do Vietnã, incluindo áreas montanhosas, colinas, planícies nas bordas da floresta, terras aráveis, arbustos e até mesmo cinturões verdes urbanos.

Sobre o comportamento do pequeno lagarto, Huang fornece mais informações: “Ele é ativo na borda da floresta e, quando está em perigo, corre para os arbustos ou sobe nos troncos das árvores para se esconder”. Ele também observa que os lagartos dormem em galhos de arbustos inclinados à noite, ficando perto dos galhos para se protegerem.

Os pesquisadores observaram que o Calotes wangi é tipicamente ativo de abril a outubro. Esse período se estende de março a novembro em climas tropicais. A dieta da iguana recém-descoberta inclui vários insetos locais, aranhas e outros artrópodes.

Atualmente, não há ameaças imediatas à sobrevivência da espécie. No entanto, o habitat do Calotes wangi está sofrendo fragmentação em algumas regiões asiáticas. As atividades humanas representam riscos em potencial, pois os habitantes locais utilizam esses lagartos como medicamentos naturais e fontes de alimento. A equipe de Huang está defendendo regulamentações ambientais mais rígidas por parte dos governos locais para garantir a longevidade da nova espécie.