Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Não há nível seguro de consumo de café na gravidez, diz estudo

Gravidez
Café pode causar danos ao feto. Imagem de Free-Photos por Pixabay.

Um novo estudo aponta que não há um nível seguro de consumo do café na gravidez. As grávidas costumavam ser aconselhadas a não consumir mais do que 200 miligramas de cafeína – ou duas xícaras de café em média – por dia.

Mas esse novo estudo indica que mesmo essa dosagem pode causar danos ao feto.

Pode tomar café na gravidez?

Café

Um estudo publicado na revista BMJ Evidence-Based Medicine realizou uma revisão de todas as evidências disponíveis sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

O autor do estudo Jack James, da Universidade de Reykjavik, concluiu que, de fato, não há nível seguro de cafeína que possa ser consumido durante a gravidez.

Para a condução da pesquisa, James analisou as descobertas de 37 estudos observacionais anteriores e outras 17 metanálises.

VEJA TAMBÉM: O que comer durante o período de amamentação?

Continua depois da publicidade

Portanto, a ligação potencial entre a cafeína e os resultados negativos na gravidez foram examinadas.

Os resultados incluíram aborto espontâneo, natimorto, baixo peso ao nascer, parto prematuro, leucemia aguda na infância, sobrepeso e obesidade na infância.

Quais são os riscos da cafeína na gravidez?

Cafeína na gravidez

Os 37 estudos observacionais produziram um total de 42 achados diferentes, 32 apoiando a noção de que consumir cafeína durante a gravidez aumenta significativamente o risco de complicações na gravidez, parto e também na primeira infância.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, 14 das 17 metanálises concluíram que o consumo materno de cafeína está associado a taxas mais altas de aborto espontâneo, natimorto, baixo peso ao nascer e leucemia aguda na infância.

No geral, há associação entre a cafeína e todos os resultados negativos listados, exceto o nascimento prematuro.

Crucialmente, não há limite mínimo de consumo abaixo do qual essas associações estavam ausentes. O que significa que nenhuma quantidade de cafeína está livre de riscos.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Café em excesso aumenta a chance de pressão alta

Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias para determinar completamente como a cafeína prejudica os fetos, já se sabe que ela atravessa a placenta.

Além disso, geralmente os fetos e os recém-nascidos não possuem as enzimas para metabolizar a cafeína, o que poderia explicar parcialmente o motivo pelo qual são tão afetados por ela.

Continua depois da publicidade

Então, café na gravidez sempre fez mal?

A nova pesquisa do professor Jack James descobriu que o conselho atual não é consistente com o nível de ameaça indicado pela plausibilidade biológica de dano e extensa evidência empírica de dano real.

Conclusão: as recomendações de saúde precisam de “revisão radical”.

Ainda mais, o relatório aponta que “a evidência científica cumulativa apóia mulheres grávidas e mulheres que contemplam a gravidez sendo aconselhadas a evitar a cafeína”.

Continua depois da publicidade

Alguns estudos sugeriram que o consumo de cafeína aumentava o risco de aborto espontâneo em um terço, enquanto outros disseram que o risco aumentava com cada xícara extra de café.

Segundo James, essa última pesquisa se destacou pelo “esforço que tem sido investido na busca e controle de potenciais fatores de confusão”.

Variáveis como massa corporal, idade, história da gravidez, uso de álcool e exposição a poluentes foram todas consideradas.

Continua depois da publicidade

O estudo foi publicado na revista BMJ Evidence-Based Medicine. Informações da IFL SCIENCE e The Guardian.

 

Continua depois da publicidade
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Tecnologia

A Rússia está desenvolvendo uma nova arma destrutiva, um torpedo nuclear furtivo. O objetivo do torpedo é gerar tsunamis radioativos. Apesar de ainda estar sendo construído...

Plantas & Animais

Diversos vídeos na internet mostram como cães e outros pets podem demonstrar ciúmes em diversas situações. Contudo, ainda há poucos estudos que indiquem realmente...

Mundo Estranho

Com intuito de criar interfaces cérebro-computador, a empresa Neuralink segue nos últimos 2 anos, avançando em suas pesquisas. Com auxílio dos novos computadores criados...

Espaço

O Programa Ártemis é uma proposta que pode revolucionar a comunidade que, por décadas, foi excluída de missões importantes da NASA. No dia 9...