SoCientífica
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Planeta & Ambiente
  • Espaço
  • Física & Química
  • Animais
  • História & Cultura
  • Mais
    • Saúde & Bem-Estar
      • Coronavírus
      • Mente & Cérebro
    • Tecnologia
    • Arte & Filosofia
    • Sociedade & Política
    • Comentário & Opinião
    • Mundo Estranho
SoCientífica
Sem resultado
Ver todos os resultados
SoCientífica
Início Saúde & Bem-Estar

Misterioso vírus na China já infectou mais de mil pessoas

Estimativa é de pesquisadores britânicos.

Da Redação
19 de janeiro de 2020
Misterioso vírus na China já infectou mais de mil pessoas

Imagem divulgada pela Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido mostra visão microscópica do novo coronavírus, que teve primeiro caso de transmissão entre humanos registrado no país. (Imagem: AP/Agência de Proteção à Saúde)

O número de pessoas infectadas por um vírus que já matou duas pessoas na China ultrapassa, provavelmente, mil casos e é muito superior àquele informado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos.

As autoridades chinesas disseram que o surto de pneumonia viral afetou pelo menos 41 pessoas e que o foco da epidemia está em Wuhan, uma cidade de 11 milhões de pessoas no centro da China.

Contudo, em artigo publicado na sexta-feira (17) por cientistas de um centro de pesquisa do Colégio Imperial de Ciência, Tecnologia e Medicina de Londres aponta que o número de pessoas infectadas na cidade chinesa e, provavelmente, muito superior.

Investigadores do Centro de Análise Global de Doenças Infeciosas, que aconselha instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que “um total de 1.723 casos” em Wuhan apresentavam sintomas da doença desde 12 de janeiro.

RELACIONADO

Vacinação em Israel comprova eficácia da Pfizer numa população natural

Vacinação em Israel comprova eficácia da Pfizer numa população natural

26 de fevereiro de 2021
evite que o café estrague seus dentes

Hábito diário evita que o café estrague os seus dentes

26 de fevereiro de 2021
fígado em laboratório

Brasileiros desenvolvem técnica para a produção de fígado em laboratório

23 de fevereiro de 2021
carne vermelha

Comer carne vermelha de noite faz bem à saúde?

23 de fevereiro de 2021

Os cientistas usaram o número de casos detectados até agora fora da China – dois na Tailândia e um no Japão – para estimar o número de pessoas que provavelmente estão infetadas em Wuhan, com base em dados de voos internacionais que partem do aeroporto daquela cidade.

“Para Wuhan exportar três casos para outros países, deve haver muito mais casos do que o anunciado”, disse o professor Neil Ferguson, um dos autores, à emissora pública britânica BBC.

“Estou muito mais preocupado do que estava há uma semana”, acrescentou.

Em Hong Kong e em Macau, as autoridades intensificaram as medidas de detecção, que inclui um rigoroso controle de temperatura para viajantes e turistas. No antigo território administrado por Portugal, estas ações também ocorrem na entrada dos casinos, já que Macau recebe em média mais de três milhões de visitantes por mês.

Os Estados Unidos já anunciaram que vão começar a filtrar voos diretos de Wuhan para os aeroportos de São Francisco e Nova York, assim como em Los Angeles, onde há muitas conexões internacionais.

As autoridades internacionais de saúde já admitem que possa ter havido um caso de contágio entre pessoas no surto de pneumonia viral na China, mas afirmam que “não há uma indicação clara e sustentada de transmissão” entre humanos.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças afirmou também que é “impossível quantificar o potencial de transmissão entre humanos” deste novo vírus detectado na China.

São poucos os casos sem conexão direta com um mercado de marisco em Wuhan, mas as autoridades ainda desconhecem a fonte de infecção ou o modo de transmissão.

Esta semana, em Portugal, a Direção-Geral da Saúde garantiu que o surto de pneumonia viral na China já estaria contido, indicando que uma eventual propagação “não é uma hipótese neste momento a ser equacionada”.

“Não temos que estar alarmados, é preciso é estarmos atentos”, afirmou na quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, aos jornalistas, sublinhando que o coronavírus detetado na China não será transmissível de pessoa a pessoa.

*Emissora pública de televisão de Portugal. Republicação via Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM: Vírus da gripe comum foi capaz de eliminar o câncer de bexiga em um paciente

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

VOCÊ VAI GOSTAR DESTES

Primeira foto de Marte
Espaço

Veja a primeira foto de Marte da sonda Tianwen 1 da China

É de tirar o fôlego!

Da Redação
3 semanas atrás
Creme facial de quase 3.000 anos encontrado na china
História & Humanidade

Creme facial de quase 3.000 anos encontrado em tumba chinesa

A descoberta é a primeira evidência de um homem chinês usando cosméticos, embora haja evidências...

Damares Alves
3 semanas atrás
Sair no frio pode causar resfriado?
Saúde & Bem-Estar

Sair no frio causa resfriado? Especialista esclarece

Muitos de nós já ouvimos falar: "Não saia sem um casaco; você vai pegar um...

Libby Richards
2 meses atrás
detetives da internet descobrem mistério
Notícia

Detetives da internet podem ter resolvido o mistério do monólito de Utah

Um grande monólito de metal, com origem desconhecida e cerca de 3 metros foi descoberto...

Erik Behenck
3 meses atrás
Carregar mais
Galo de rinha mata o próprio dono na Índia

Galo de rinha mata o próprio dono na Índia

27 de fevereiro de 2021
dinossauros de tamanho médio

Por que não havia dinossauros de tamanho médio?

27 de fevereiro de 2021
Astrônomos descobrem o maior aglomerado de galáxias do universo primitivo

Astrônomos descobrem o maior aglomerado de galáxias do universo primitivo

27 de fevereiro de 2021
Jovens se concentram melhor dirigindo quando estão ouvindo música

Jovens se concentram melhor dirigindo quando estão ouvindo música

27 de fevereiro de 2021
Crocodilo gigante de 85 milhões de anos é encontrado em São Paulo

Crocodilo gigante de 85 milhões de anos é encontrado em São Paulo

27 de fevereiro de 2021
temperatura do deserto à noite

Por que a temperatura do deserto à noite é baixa?

26 de fevereiro de 2021
PROPAGANDA
  • Política Editorial
  • Política de Privacidade
  • Publique seu artigo
  • Sobre nós
  • Solicitar remoção de imagem
Onde a ciência traz à luz a realidade.

Todas as imagens adicionadas em nosso portal são marcas registradas de seus respectivos proprietários.
© 2020 SoCientífica. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Planeta & Ambiente
  • Espaço
  • Física & Química
  • Animais
  • História & Cultura
  • Mais
    • Saúde & Bem-Estar
      • Coronavírus
      • Mente & Cérebro
    • Tecnologia
    • Arte & Filosofia
    • Sociedade & Política
    • Comentário & Opinião
    • Mundo Estranho

Todas as imagens adicionadas em nosso portal são marcas registradas de seus respectivos proprietários.
© 2020 SoCientífica. Todos os direitos reservados.

A SoCientífica usa cookies neste website. Ao usá-lo, você aceita a nossa política. Visite nossa Política de Privacidade.