Uma misteriosa cruz gigante foi encontrada no Paquistão

Erik Behenck

Símbolo budista ou um objeto cristão da Idade Média? Uma misteriosa cruz gigante foi encontrada no Paquistão e tem gerado debate entre os pesquisadores, que desconhecem, por enquanto, a sua origem. Provavelmente ela é fruto de uma época em que o atual território paquistanês passava por diversas mudanças religiosas.

O artefato foi encontrado por pesquisadores da Universidade do Baltistão, que fica no noroeste do Paquistão. A descoberta foi feita pelo professor Muhammad Naeem Khan e mais dois colegas, enquanto exploravam as montanhas da cidade de Skardu, junto com moradores locais.

Misteriosa cruz gigante
A cruz pesada é esculpida em mármore. (Pamir Times)

A misteriosa cruz gigante pesa de 3 a 4 toneladas

Esculpida em mármore, seu peso varia entre 3 e 4 toneladas, conforme apontaram os estudos preliminares. Ela tem 2,1 metros de altura e 1,8 metro de largura. A misteriosa cruz gigante estava 2 quilômetros distante do acampamento base da equipe.

VEJA TAMBÉM: Artefatos do Egito Antigo encontrados em monumentos na Arábia Saudita

A descoberta é surpreendente porque não há nada de cristão nessa região do Paquistão. “Os moradores disseram aos pesquisadores da universidade que sempre souberam da cruz, mas nunca se preocuparam com ela e a deixaram onde estava porque não podia ser movida”, disse o professor Khan ao The Telegraph.

Os pesquisadores acreditam que o objeto tenha de 900 a 1200 anos. Por enquanto ainda não foi movido do seu local devido ao tamanho, por isso ainda não puderam analisar cientificamente a cruz. Ainda assim, tudo leva a crer que se trata de um artefato cristão.

Descoberta mostra um pouco sobre o Paquistão Medieval

Alguns pesquisadores estão analisando referência de arte budista presentes na cruz. Assim, é possível que ela tenha sido feita por pessoas dessa religião, que se converteram ao cristianismo por volta de um milênio atrás. Naquela época o budismo estava em queda.

A cruz pode ser um sinal de que no passado o cristianismo era mais difundido nessa parte do Paquistão do que mostram os livros de história. “Isso mostra que o cristianismo existia nessa área e deve haver uma igreja e casas de cristãos”, diz Mansha Noor, que trabalha para a Caritas Paquistão.

Além disso, a cruz sugere que podem existir muitos outros itens religiosos nessa região montanhosa do país asiático.

Quem foi o responsável pela criação dessa cruz?

A cruz misteriosa gigante já era conhecida da população local, mas existem poucas informações sobre ela. Alguns séculos atrás, a região era um centro do budismo tibetano.

misteriosa cruz gigante
Ess é a forma básica de uma vajra budista cruzado, com proporções iguais as de uma cruz tomoniana.

A região fazia parte da Rota da Seda, por onde passavam muitos cristãos espalhando a sua tradição religiosa. Conforme o especialista em cruzamentos cristãos na Universidade Quaid-i-Azam, em Islamabad, Wajid Bhatti, essa é uma cruz Thomoniana da Índia.

Pesquisas futuras devem ser feitas no material, para descobrir a sua verdadeira origem, peso e data. Até lá, permanecerá a dúvida: é um símbolo cristão ou budista?

Com informações de Ancient Origins.

Compartilhar