Prepare-se, de acordo com a NASA, Agência Espacial dos Estados Unidos, no próximo domingo, dia 22, a lua azul sazonal aparecerá no céu. Esse efeito lunar acontece a cada dois anos e meio/ três anos, portanto, é uma ótima oportunidade de assisti-lo.
A lua azul sazonal recebe esse nome porque será a terceira de quatro luas cheias em uma temporada (período entre um solstício e equinócio). Esse acontecimento não quer dizer que a lua ficará em tons azulados, entretanto, os amantes da astronomia reconhecem a grandiosidade do fenômeno.
A primeira vez que viram uma ‘blue moon’ no céu, foi no ano de 1528, conforme a própria agência já divulgou. Ao longo da década de 1940, as pessoas passaram a usar este termo quando a segunda lua cheia aparecia no mesmo mês. Em terras norte-americanas, o fenômeno da lua azul sazonal também recebeu o apelido de ‘Lua de Esturjão’, para fazer referência ao peixe que carrega este nome.
Na verdade, o apelido veio através das tribos nativas, que afirmavam que o período fazia com que os peixes se alongassem. Inclusive, o esturjão já chegou a medir mais de cinco metros de comprimento, então, a teoria pode não estar errada. Em certas ocasiões, é possível observar a lua realmente azul, devido a atmosfera com cinzas ou partículas de poeira, mas cientistas já constataram que tal flagra é extremamente raro. As partículas podem espalhar a luz vermelha refletida na lua, de maneira em que ela fique, de fato, azul.
Afinal, dá para enxergar a lua azul sazonal?
“O tempo entre as luas cheias é de aproximadamente 29,5 dias, mas a maioria dos meses do calendário são um pouco mais longos. Essa discrepância significa que a maioria dos meses tem apenas uma lua cheia, mas ocasionalmente, duas aparecem no mesmo mês”, explicou um agente da NASA.
Especificamente, este fenômeno acontecerá na manhã, e algo parecido só irá se repetir em 19 de agosto de 2024. Por volta das 9 horas (horário de Brasília), a estimativa é que a lua esteja 100% cheia, o que pode dificultar a observação no Brasil. Entretanto, habitantes ou turistas de outros países conseguirão acompanhar a lua azul sazonal, devido ao horário do amanhecer.
“Como a terceira lua cheia em uma temporada que tem quatro luas cheias, esta será uma lua azul pela definição mais antiga”, escreveu Gordon Johnston da NASA, em um guia de lua cheia para agosto e setembro.
Com informações de ISTOÉ Dinheiro.