Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Laser revolucionário destrói células cancerígenas ao vivo

SHUTTERSTOCK/VICTOR TANGERMANN

Uma equipe de cientistas da Universidade da Arkansas Medical Sciences testou com sucesso um laser que pode rastrear células cancerígenas e matá-las, tudo isso de fora da pele.

Apesar de ser completamente não-invasiva “esta tecnologia tem o potencial para inibir significativamente a progressão metástase”, Vladimir Zharov, autor do pesquisa que foi publicado essa semana na Science Translational Medicine.

A ideia é matar as células cancerígenas antes que elas sejam capazes de metastatizar ou disseminar através do corpo – a principal causa de mortes relacionadas ao câncer.

LEIA TAMBÉM: Primeiro estudo clínico de tratamento a base de células-tronco para a doença de Parkinson.

o acender um laser nessas células tumorais circulantes, elas acabam absorvendo muito mais energia de calor do que as células normais. O calor faz com que elas se expandam e colapsem.

“O uso de lasers revolucionou o diagnóstico e tratamento de doenças. No entanto, o grande tamanho dos lasers impediu seu uso em muitas aplicações médicas no nível celular ”, disse Zharo em um comunicado de 2017 .

E os resultados são promissores: “Em um paciente, destruímos 96% das células tumorais”, disse Zharov. E isso antes que eles ligassem o laser ao máximo de energia.

LEIA TAMBÉM: Descoberta sem precedentes transforma todos os tipos de sangue A em universal.

Não é o primeiro dispositivo desse tipo, mas Zharov afirma que é o primeiro a ser testado em humanos. Dezenas de dispositivos tentaram algo semelhante, incluindo um dispositivo usado no pulso, montado por pesquisadores da Universidade de Michigan.

Mas o novo dispositivo tem outra grande vantagem: ele pode escanear um litro de sangue em uma hora – muito mais rápido do que os dispositivos concorrentes.

Isso é incrível, é um grande avanço para a medicina.

ORIGINAL INGLÊS: NEW LASER ZAPS AND DESTROYS CANCER CELLS IN REAL TIME. [Futurism]