Itens possivelmente feitos por neandertais descobertos na casa da princesa Diana

Wellington Reis
Imagem: Wikimedia Commons

O extenso Althorp Estate da Inglaterra, desde o século 16, serviu como sede da família Spencer, uma linha influente de deslumbrantes duquesas. A mais famosa do grupo é a princesa Diana. E, muito antes, por neandertais. Ela se mudou para Althorp quando era uma jovem adolescente e viveu lá até se casar com o príncipe Charles.

Simon de Bruxelles relata para o Telegraph, uma descoberta inesperada sugere que a propriedade de Northamptonshire foi ocupada por neandertais muito antes de se tornar a residência de uma família aristocrática fascinante da marcante Princesa Diana. Veja mais a seguir.

Artefatos históricos no quital da Princesa Diana

Vasculhando a propriedade da Princesa Diana, arqueólogos encontraram pedaços de conchas do mar trabalhadas, que eles esperavam datar da Idade Média

Contudo, para surpresa da equipe, a datação por carbono revelou que as conchas tinham, na verdade, pelo menos 40.000 anos. Então, as relíquias se encaixam dentro da longa linha do tempo da presença dos Neandertais na Grã-Bretanha.

Segundo o Museu de História Natural de Londres, a espécie humana extinta habitou a ilha há 400.000 anos. Entretanto, eles se retiraram repetidamente da Grã-Bretanha quando o clima se tornava inóspito e voltando quando as condições eram mais favoráveis.

“Não achamos que as conchas seriam os restos de uma refeição pré-histórica, já que Althorp estava ainda mais longe do mar do que hoje”, Roger Michel, diretor executivo do Instituto de Arqueologia Digital (IDA), que é realizando a escavação, conta ao Telégrafo. Em vez disso, diz ele, as conchas incisas “poderiam ter sido usadas para decoração ou como esporas de madrepérola para joias”.

Esses artefatos mostram como a reputação dos neandertais de “desagradáveis e brutais” não é tão correta como se pensava, descreve Merrit Kennedy escreveu para a NPR em 2018. Foi o que o achado propriedade da Princesa Diana mostrou.

Neandertais usavam jóias

neandertal aguia Antonio Rodriguez Hidalgo 1
Ilustração: Lou-Octavia Morch

Os pesquisadores já encontraram outros exemplos de fabricação de ornamentos neandertais, como uma garra de águia que foi provavelmente usada como jóia.

Os neandertais também podem ter criado arte em cavernas, enterrado intencionalmente seus mortos e cuidado de seus doentes até que recuperassem a saúde.

Charles Spencer, irmão mais novo de Diana e atual conde de Spencer, inicialmente recrutou a IDA para procurar os restos de uma vila medieval chamada Olletorp, a qual foi abandonada no século 14 depois de ser devastada pela peste bubônica.

As conchas “poderiam ter sido usadas para decoração ou como esporas de madrepérola para joias”.

Arqueólogos da IDA passaram o ano passado cavando poços de teste, mapeando a área usando radar de penetração no solo e colhendo amostras de núcleo.

Além das antigas peças de concha, a equipe desenterrou fragmentos de chifre e pederneira esculpidos que datam da Idade da Pedra – uma indicação de que a fabricação de ferramentas ocorreu no local da escavação.

“Nossos levantamentos geofísicos do local revelam muitas áreas de interesse que merecem mais exploração”, diz Michel. “Althorp pode muito bem contar toda a história da colonização da Grã-Bretanha.” Provavelmente a Princesa Diana nem imaginava isso.