Connect with us

Hi, what are you looking for?

higienizar frutas e verduras corretamente é fundamental. Veja como fazer
higienizar frutas e verduras corretamente é fundamental. Veja como fazer
Foto: Guia da Cozinha.

Saúde & Bem-Estar

Conheça a melhor maneira de higienizar frutas e legumes

Higienizar frutas e legumes parece algo simples, mas deve ser feito com cuidado, já que podem conter muitos agrotóxicos. É fundamental consumir alimentos saudáveis e para reduzir a presença do veneno antes da preparação, você deve conhecer o processo de limpeza.

Aliás, isso não deve ser realizado apenas antes da preparação, mas sim quando eles chegam na sua casa. Desse modo, higienizar frutas e legumes é algo interessante para impedir que eles contaminem os outros que estão na geladeira. E cada tipo de alimento precisa ser tratado de uma forma.

Continua depois da publicidade

Como higienizar frutas e legumes?

Para limpar alimentos naturais é necessário fazer uma solução, a primeira delas é bem simples: misture 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 litro de água. É uma solução ideal para remover as larvas dos alimentos, sem prejudicá-lo.

Outra ideia é usar a água sanitária. Então, é só pegar 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. As larvas serão eliminadas em 15 minutos.

Por fim, com hipoclorito de sódio, que ajuda a desinfetar alimentos e purificar a água. Pode ser encontrado em qualquer supermercado e basta adicionar 2 gotas para cada litro de água.

Continua depois da publicidade

Verduras e hortaliças

Em primeiro lugar, as folhas devem ser lavadas em água corrente, passando as pontas dos dedos por toda a superfície. Então, será possível remover a sujeira mais grossa, como terra e larvas.

Em segundo lugar, remova as partes escuras e os pedaços machucados. Depois, deixe-as de molho com uma solução desinfetante por aproximadamente 30 minutos. Por fim, lave novamente em água corrente e espere secar, depois guarde em potes fechados.

Legumes

Como muitos legumes são consumidos com casca, o melhor a fazer é esfregá-los com uma esponja para remover as impurezas. Em seguida, deixe-os de molho por 30 minutos e depois passe em água corrente mais uma vez, seque e guarde na geladeira.

Continua depois da publicidade

Além disso, os legumes que são cozidos, como brócolis e couve-flor devem ter as partes escuras removidas, assim como é importante lavar bem entre os meios das folhas.

Frutas

Higienizar frutas e legumes é algo semelhante, já que muitas delas também são consumidas com casca. Mas, as uvas, por exemplo, precisam de uma atenção especial entre os galhos, para verificar se há bichinhos ou não. As frutas devem ficar de molho por 30 minutos, depois é só passar água corrente, secar e guardar.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...

Animais

Com a capacidade de aprender a resolver problemas assim como os humanos, os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano. Esses animais...

Animais

Um novo teste de inteligência em uma espécie cefalópode reforçou como é importante não subestimar a inteligência animal. Os chocos foram submetidos a uma...

Animais

O pequeno molusco pode até redesenhar a forma dos rios.