Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Filhotes raros de rinoceronte-de-java são encontrados na natureza

rinoceronte de javan
(Imagem: Animal Corner)

Correndo sérios riscos de extinção, dois animais identificados como rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus) foram encontrados recentemente. Foram avistados em um parque nacional da Indonésia, e causou um grande alívio em conservadores e pesquisadores ao redor do mundo, uma vez que essa espécie de rinoceronte é um dos mamíferos mais ameaçados do planeta.

Rinocerontes estão ameaçados de extinção

Uma vez que estão ameaçados de serem exterminados da Terra, quaisquer eventuais trabalhos que os pesquisadores busquem por em prática, é feito sem contato direto com os animais. Nesse caso, para desenvolver mais estudos, que viabilizem conhecer um pouco mais dos hábitos dessa espécie, é preciso instalar equipamentos de monitoramento.

LEIA TAMBÉM: Cientistas clonam um cavalo de Przewalski ameaçado de extinção

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O parque nacional de Ujung Kulon divulgou algumas imagens capturadas entre março e agosto deste ano, com a ajuda de 100 armadilhas fotográficas instaladas no local. No comunicado oficial, as autoridades mostraram dois filhotes de rinoceronte-de-java acompanhados de suas mães.

https://www.instagram.com/p/CFbSSWQgfbV/

Trata-se de um casal, onde a fêmea foi batizada como Helen e o filhote macho, como Luther. Atualmente, existiam somente 72 indivíduos dessa espécie abrigadas no parque nacional. No entanto, esse número foi atualizado após a chegada desses 2 filhotes, totalizando 74 animais vivos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Com essa pequena população, essa espécie de rinoceronte é considerada o mamífero grande mais raro que habita a Terra no momento. O risco de extinção que esse animal vem sofrendo, advém da caça ilegal por seus chifres, que possuem um valor em torno de US $ 30.000 no mercado negro.

Habitat do rinoceronte-de-java

O parque nacional de Ujung Kulon fica localizado na ponta oeste de Java, na Indonésia. O local possui cerca de 5.100 hectares (12.600 acres), abrigando florestas exuberantes e riachos com água doce. No entanto, as autoridades temem que esses animais estejam correndo riscos ao serem abrigados no parque.

Próximo ao santuário onde estão os últimos rinocerontes-de-java, existe o vulcão Krakatoa. Ele entrou em erupção em meados de abril, fato esse que deixou os pesquisadores temerosos em relação a segurança dos animais. Por esse motivo, o governo indonésio tem buscado por uma outra área, entre as ilhas de Java e Sumatra, para realocar os rinocerontes.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Para Wiratno, funcionário do Ministério do Meio Ambiente, “esses nascimentos trazem uma grande esperança para a continuação da vida do rinoceronte-de-java”. 3 mil anos atrás, era possível encontrar centenas desses animais espalhados pela China.

LEIA TAMBÉM: Rinoceronte-lanudo foi a última refeição deste filhote de 14.000 anos

No entanto, devido a ambição dos humanos pelo poder, aos poucos essa espécie foi desaparecendo de diversos países onde haviam habitado. São animais de grande porte, chegando a medir, aproximadamente, 2 metros de altura. É um animal sem pelos, mas com dobras de pele ao longo do corpo, lhes dando uma aparência de que usam uma espécie de armadura.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O rinoceronte-de-java é um animal solitário, costumam andar somente entre casais ou uma mãe com os seus filhotes. No entanto, em algumas ocasiões, como por exemplo, durante um banho na lama para manter a temperatura corpórea baixa, eles acabam por se divertir com alguns outros de sua espécie.

Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Sociedade & Cultura

O povo Tsimane é uma tribo indígena amplamente isolada que vive na Amazônia boliviana.  Estas pessoas levam uma vida muito diferente da nossa. E eles...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...