Esculturas misteriosas foram encontradas dentro de caverna no Egito

Erik Behenck
(Imagens: Principal: A caverna onde a arte rupestre foi descoberta. Inserção: Uma das seções de esculturas em pedra. Fotos cortesia do Ministério das do Turismo e Antiguidades do Egito.

Arqueólogos do Ministério do Turismo e Antiguidades encontraram uma caverna cheia de esculturas misteriosas no Egito. Os materiais foram localizados no fundo de uma no Monte Sinai. Por enquanto, são consideradas imagens enigmáticas e que podem oferecer informações valiosas sobre o período da pré-história do Egito.

A descoberta aconteceu durante uma exploração feita em uma caverna em Wadi al-Zulma, na região norte do Sinai. Esse local fica em um vale, numa área montanhosa, 90 quilômetros ao sul de al-Qantara Sharq e 60 quilômetros a leste do Canal de Suez.

A maioria das esculturas misteriosas projetava-se para fora da superfície das paredes da caverna. Foto cedida pelo Ministério de turismo e Antiguidades do Egito.
A maioria das esculturas misteriosas projetava-se para fora da superfície das paredes da caverna. Foto cedida pelo Ministério de turismo e Antiguidades do Egito.

As esculturas misteriosas no Egito

Falar sobre esculturas misteriosas no Egito é algo comum, afinal esse país tem uma história milenar e riquíssima em vários aspectos. Dessa vez, a descoberta fica em uma caverna, no alto de uma colina, composta de calcário. Um local de difícil acesso.

A caverna tem uma altura de 20 metros e 15 metros de profundidade. Assim que entraram e perceberam, os arqueólogos ficaram surpresos com as esculturas misteriosas recém descobertas. Conforme o funcionário do Ministério Egípcio de Antiguidades, Ayman Ashmawy, “é a primeira desse tipo encontrada na área”, contou sobre a caverna.

Esculturas misteriosas em caverna no Egito
Estas esculturas em pedra são de um tipo nunca antes visto na região. (Foto cedida pelo Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito.

O Sinai é um lugar histórico, conta com diversas esculturas em rochas, sendo que uma coleção foi localizada na caverna al-Zaranji. Se os faraós dominaram há 4 mil anos, esses artefatos são ainda mais antigos, alguns com 10 mil anos de história.

Um achado diferente no Sinai

A variedade de materiais encontrados nessa caverna é única, diferente dos vales no sul do monte. Segundo o diretor de antiguidades do Sinai e chefe da missão. Dr. Hisham Hussein, “a maioria das cenas foi esculpida nas paredes da caverna interna”.

Elas são diferentes das encontradas em outras partes da península. Além disso, são mais parecidas com às vistas no baixo-relevo e figuras que tendem a ser projetadas para fora da superfície da caverna.

A arte rupestre encontrada em outras partes dessa região foram feitas lascando a superfície rochosa das cavernas. Na sequência eles acrescentavam pigmentos para colorir os seus desenhos.

Uma caverna conhecida há milhares de anos

Faz milhares de anos que a caverna onde foram encontradas esculturas misteriosas no Egito é conhecida. Mas, não somente por humanos, já que camelos, veados, mulas, cabras e burros costumavam dormir lá. Aliás, alguns animais desenhados já não vivem mais por lá.

Além disso, imagens de animais já foram identificadas em outras cavernas do Sinai e em outras partes do mundo. Também encontraram dejetos de animais e restos de incêndios dentro da caverna, o que sugere que o local ainda era usado recentemente.

Esculturas misteriosas no Egito
As esculturas incluíam animais como camelos, veados, mulas, cabras da montanha e burros. Foto cedida pelo Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito.

Na região ainda foram encontradas construções de pedra, desenterradas perto do local onde estavam as esculturas. Assim, os arqueólogos imaginam que são restos de um antigo assentamento. Entretanto, não sabem se é da mesma época em que a arte rupestre foi feita ou aconteceu depois disso.

Dr. Hisham e sua equipe continuam gravando e catalogando o que encontraram. Ainda é possível que localizem algo parecido naquela região. Por fim, ainda é cedo para cravar que as esculturas foram deixadas por uma antiga cultura desconhecida.

Compartilhar