Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Engenheiros constroem sabre de luz como o do filme Star Wars

(Canal Hacksmith (YouTube))

Engenheiros do canal do YouTube Hacksmith construíram um sabre de luz retrátil que corta o metal e muda de cor. Será que os fãs da franquia Star Wars aprovam o modelo criado?

Engenheiros desenvolvem sabre de plasma

O tempo livre devido à quarentena tem feito pessoas encontrarem maneiras cada vez mais inusitadas de passar o tempo, como visto nas redes sociais. Mas agora um canal no YouTube pode ter quebrado esse recorde com o seu novo feito.

Quem é fã dos filmes Star Wars provavelmente já se imaginou na posse de um sabre de luz real, mas será que é possível construir um? Os engenheiros do canal Hacksmith deram a sua resposta: eles criaram um sabre que funciona com plasma à temperatura de 2.200 ° C.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O plasma sai do cabo de forma alinhada e bem estável, em uma recriação muito semelhante aos sabres de luz de Star Wars. O feito foi produto de quatro anos de trabalho dos engenheiros.

Hacksmith Sabre de luz
(Canal Hacksmith)

LEIA TAMBÉM: Pele artificial é inspirada em personagem de Star Wars

É claro que o modelo se trata de um protótipo, já que não conhecemos tecnologia capaz de replicar perfeitamente essa arma como nos filmes. Para manter o sabre “ligado”, os engenheiros usaram uma fonte de alimentação externa em uma mochila. O objeto usa um bico que produz o fluxo laminar de gás propano comprimido, que dá a aparência reta e estável. Aquecido a altas temperaturas e muito concentrado, o gás se torna então um feixe cilíndrico.

Eles publicaram um vídeo em que testaram a capacidade de corte do sabre, que revelou ser bem forte. No vídeo eles aparecem cortando metal, paredes e vários outros objetos. Além disso, o Hacksmith adicionou uma cereja no bolo: eles introduziram cores diferentes ao plasma para ficar mais parecido ao sabre dos filmes. Ao introduzir diferentes sais, o plasma brilha em cores como verde, laranja e vermelho. Se você quiser, por exemplo, interpretar o Mestre Yoda, o ácido bórico queima em um tom verde bem característico.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Um sabre de luz idêntico aos filmes poderá ser feito?

Será que algum dia será possível fazer um sabre de luz igual ao dos filmes? A descrição mais comum da arma é que ela cria um poderoso e estável arco de plasma, usando campos magnéticos e cristais de foco. O feixe de plasma é empurrado para fora e então preso em uma “lâmina” com algum tipo de confinamento magnético.

Isso não está tão longe da realidade, já que, todos os dias, feixes de plasma superaquecido fatiam pedaços de metal em fábricas pelo mundo inteiro. Apesar disso, a quantidade de energia para alimentar um sabre de luz semelhante ao dos filmes seria imensa.

Ainda mais, a tecnologia com campo magnético para manter o formato reto e estável é duvidosa. Não há uma maneira conhecida e eficiente de projetar o arco para fora e “prendê-lo” em um campo magnético. Mesmo se pudéssemos, o arco ainda tomaria direções aleatórias.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Alguns fãs dizem que, para gerar o plasma, a energia seria obtida por meio de uma reação controlada de fusão nuclear. Essa tecnologia por sua vez está em desenvolvimento – nessa década, inclusive, poderemos ter o primeiro reator de fusão a gerar energia útil.

Mas é difícil imaginar uma reação de fusão nuclear controlada dentro da base de um sabre, pois a reação só ocorre a altíssimas temperaturas – cerca de 100 milhões de graus Celsius. Por isso, os reatores de fusão usam o confinamento magnético para manter esse calor isolado.

LEIA TAMBÉM: Reator de fusão nuclear pode ser realidade em 2025

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Matheus Gouveia é formado em Engenharia Elétrica e apaixonado por ciência e tecnologia. Atualmente é redator da SoCientífica e autor do blog "DoCaramba!".

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...