Pele artificial é inspirada em personagem de Star Wars

Matheus Gouveia
Novas pesquisas encontram inspiração em personagem da franquia Star Wars. (Créditos da imagem: Alan Hume/Return of the Jedi)

“A verdade é mais estranha que a ficção”, já dizia o escritor norte-americano Mark Twain. E, muitas vezes, quando o assunto é ficção científica, é realmente assim que acontece. Coisas que eram possíveis apenas atrás das telas se tornam realidade.

Foi o caso de uma pesquisa mais recente, feita por cientistas que desenvolveram uma nova pele artificial.

Vários anos depois da famosa frase, foi lançado o primeiro filme da franquia Star Wars. Este se tornaria um enorme sucesso mundial e uma das maiores obras de ficção científica. Mal sabia George Lucas, o criador da franquia, que a sua história inspiraria pesquisas no futuro.

Pele artificial simula sensação de tato

Em agosto deste ano, alguns pesquisadores em Singapura criaram uma pele artificial que imita a sensação do tato. O pesquisador da Universidade de Singapura, Dr. Benjamin Tee, disse que se inspirou no personagem Luke Skywalker, durante uma cena em que ele perde uma das mãos. A mão direita é então substituída por uma robótica, capaz de sentir dor e toque.

A nova invenção processa informações mais rápido do que o sistema nervoso humano. Além disso, ela é capaz de reconhecer vários de tipos de texturas e de ler cartas em braille com precisão de mais de 90%.

Assim, esse é mais um passo para a criação de próteses sensíveis. Acredita-se que essa é uma tecnologia que estará bem presente no futuro. As pesquisas para desenvolvimento de peles artificiais são muito importantes para a biomedicina, uma das áreas mais promissoras hoje em dia.

De acordo com Tee, há um grande interesse da comunidade científica em investir nesses estudos. No entanto, eles ainda se encontram em um estágio experimental.

Dr. Benjamin Tee demonstra pele artificial

Com essas inovações, espera-se poder criar próteses que detectem objetos, sintam sua textura e reconheçam a dor. Essa última da lista, a capacidade de sentir dor, agora já está mais próxima de virar realidade.