Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

DNA é apenas uma das mais de 1 milhão de “moléculas genéticas possíveis”

O novo estudo sugere que mais de 1 milhão de produtos químicos idênticos poderiam codificar informações biológicas da mesma maneira que o DNA. 

Novo estudo sugere que mais de 1 milhão de produtos químicos idênticos poderiam codificar informações biológicas da mesma maneira que o DNA. (Imagem: ImageFlow / Shutterstock)

O DNA e o RNA armazenam as informações genéticas que possibilitam a vida como a conhecemos, ou pelo menos isso é apenas o que sabíamos até pouco tempo atrás. Acontece novo estudo sugere que mais de 1 milhão de produtos químicos idênticos poderiam codificar informações biológicas da mesma maneira que o DNA.

O estudo que foi publicado em 9 de setembro no Journal of Chemical Information and Modeling, pode nos mostrar o caminho para novos alvos para medicamentos, explicar como a vida evoluiu pela primeira vez na Terra e até nos ajudar a procurar formas de vida além do nosso planeta, afirmam os pesquisadores.

LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez cientistas fazem DNA sintético com quatro novas bases

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“É realmente empolgante considerar o potencial de sistemas genéticos alternativos… que estes possam ter surgido e evoluído em diferentes ambientes, talvez até em outros planetas ou luas dentro do nosso sistema solar”, afirmou o co-autor Jay Goodwin, químico da Universidade Emory, em um comunicado.

O DNA e o RNA, contêm bits químicos chamados nucleotídeos, que se ligam em uma ordem particular e transmitem dados diferentes, dependendo de sua seqüência, semelhantes a letras individuais dentro de uma frase escrita. Algumas moléculas naturais e artificiais imitam a estrutura básica do DNA, mas antes de agora, ninguém tinha tentado contar quantos destas moléculas parecidas poderiam existir, dizem os autores.

” Existem dois tipos de ácidos nucleicos na biologia,” disse o co-autor Jim Cleaves, um químico no Instituto de Tecnologia de Tóquio, na declaração. “Nós queríamos saber se há um mais a ser achado ou até mesmo um milhão mais.”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“A resposta é, parece haver muitos, muito mais do que era esperado,” Cleaves disse.

Os autores projetaram um programa de computador para gerar fórmulas químicas para ácido nucleico como moléculas. No DNA, nucleotídeos acoplam em pares distintos e montam em uma linha, então os cientistas asseguraram que suas moléculas geradas poderiam formar da mesma maneira. No fim, o programa deles juntou mais de 1.160.000 moléculas diferentes que cumpriram estes critérios básicos.

“Fomos surpreendidos pelo resultado deste cálculo,” co-autor Markus Meringer, um químico no Centro Aeroespacial Alemão em Colônia, disse na declaração. “Seria muito difícil estimar a priori que há mais que um milhão nucleico-ácido como andaimes. Agora nós sabemos, e podemos começar a olhar para testar alguns destes no laboratório”.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Cientistas confirmaram uma nova estrutura de DNA dentro de células humanas

Essas moléculas podem até mesmo esclarecer a história de como começou a vida na Terra, antes que o DNA e o RNA dominassem o mundo da biologia. Elas também podem impulsionar futuros avanços médicos, acrescentaram.

As drogas que se assemelham aos nucleotídeos já são usadas para enfraquecer vírus perigosos e células cancerosas malignas no corpo humano, com uma biblioteca de moléculas estruturalmente similares na mão, a medicina poderia potencialmente adotar essas moléculas como uma arma principal na luta de encontro à doença.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

“É absolutamente fascinante pensar que usando técnicas computacionais modernas nós pudemos tropeçar em drogas novas ao procurar por moléculas alternativas ao DNA e ao RNA que podem armazenar a informação hereditária,” disse o co-autor Pieter Burger, que é bioquímico na Universidade Emory.

O artigo científico foi publicado no Journal of Chemical Information and Modeling

FONTE / Live Science

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.