Dinossauro blindado subantártico tinha uma cauda mortífera

Milena Elísios
Representação artística da nova espécie. Imagem: Luis Pérez López

Um novo gênero e espécie de anquilossauro, um grupo de dinossauros herbívoros blindados, foi identificado a partir de um esqueleto quase completo encontrado na Patagônia chilena. Nomeado de Stegouros elengassen, a nova espécie viveu durante a época do Cretáceo Superior, cerca de 74 milhões de anos atrás, tinha entre 1,8 e 2 metros de comprimento, incluindo sua cauda curta.

“Os dinossauros blindados são bem conhecidos pela evolução de sua cauda ‘especializada'”, disse o Dr. Sergio Soto-Acuña da Universidade do Chile e seus colegas.

“Os dinossauros blindados do sul de Gondwana são raros e enigmáticos, mas provavelmente incluem os primeiros ramos de Ankylosauria“.

Stegouros elengassen 1
Descrição dos fósseis descobertos. Imagem: Soto-Acuña et al./doi: 10.1038/s41586-021-04147-1

Stegouros elengassen desenvolveu uma grande cauda mortífera diferente de qualquer dinossauro: uma estrutura plana e frontal formada por sete pares de osteoderms que revestem a metade distal da cauda.

“A arma que Stegouros elengassen possuía na cauda é diferente tanto da dos estegossauros (composta de pares de espigões), quanto da dos anquilosaurios avançados”, disseram os paleontólogos. “Parece um macuahuitl, a arma dos antigos astecas.”

O esqueleto mais completo de Stegouros elengassen foi descoberto na seção inferior da Formação Dorotea, no Vale do Rio de las Chinas, região de Magallanes no Chile, um local biogeograficamente relacionada à Antártica Ocidental.

macuahuitl
Um macuahuitl. Imagem: ArtStation

Os pesquisadores descobriram que a nova espécie estava intimamente relacionada a duas espécies de anquilossauros, Kunbarrasaurus ieversi da Austrália e Antarctopelta oliveroi da Antártica, formando um clade de anquilossauros de Gondwana que se separaram mais cedo de todos os outros anquilossauros.

Os detalhes da descoberta foram publicados na revista Nature.