Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Âncora com dedicação milenar à Afrodite é resgatada do fundo do mar

Afrodite, deusa grega do amor, ou Vênus, em seu nome romano, é com certeza uma das deusas mais conhecidas e mais faladas nos dias de hoje.

Regate da âncora de Afrodite
Regate da âncora. (Créditos da imagem: Reprodução).

Afrodite, deusa grega do amor, ou Vênus, em seu nome romano, é com certeza uma das deusas mais conhecidas. Recentemente, arqueólogos italianos haviam localizado nas águas do mar Mediterrâneo uma âncora de cerca de 2300 anos de idade, fabricada em homenagem a Afrodite.

Sua localização, mais precisamente, é próximo à costa da Sicília, na Itália, local onde se encontra muitos artefatos históricos de povos da região. Acredita-se que a âncora veio de um navio grego. Ela é datada de entre os séculos III e IV AEC.

Âncora à Afrodite
A âncora de 2300 anos dedicada a Afrodite, a deusa grega do amor, encontrada por mergulhadores na costa da Sicília. (Soprintendenza del Mare)

Um apelo pela proteção de Afrodite?

Ela não foi abandonada lá, como forma de oferenda, mas deve ter sido perdida. Os gregos inscreviam emblemas divinos por questão de superstição, para que recebessem proteção de algum dos deuses em suas embarcações.

Proteção de Afrodite
Especialistas dizem que a presença do golfinho (na foto) provavelmente homenageia Afrodite, que era a deusa do amor e a protetora dos marítimos na mitologia grega. (Soprintendenza del Mare)

As âncoras de Afrodite eram geralmente as menores, como um “step”. Eram a última esperança antes de um desastre em uma embarcação grega.

LEIA TAMBÉM: Conheça a verdadeira história da Medusa, a vilã injustiçada

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A âncora, foi agora resgatada, por mergulhadores da organização Soprintendenza del Mare, e estava a uma profundidade não muito grande – cerca de 18 metros. O símbolo que representa a deusa, e que estava inscrito no objeto é o golfinho. O Cisne e a Rosa também eram símbolos da deusa.

A deusa do amor

Chamada de Afrodite pelos gregos e Vênus pelos romanos, ela representava o amor, a sexualidade e a beleza.

Seu culto foi derivado pelos gregos a partir de uma deusa fenícia. Depois, os romanos absorveram quase toda a mitologia e cultura grega, praticamente apenas alterando nomes.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Estátua de 
Vênus
Escultura da Deusa Vênus. (Créditos: Pixabay)

Há duas versões do nascimento da deusa. A primeira, é a de que o titã Cronos, deus do tempo, cortou os órgãos genitais de seu pai, Urano, e jogou-os ao mar. A partir de deus órgãos reprodutores, uma espuma brotou e foi carregada até Chipre. Lá, ela foi cuidada pelas estações e deu origem a Afrodite .

Para o poeta Homero, autor de obras como Ilíadas e A Odisseia, Afrodite era filha da principal ninfa, a deusa Dione com Zeus, o principal deus da mitologia grega.

LEIA TAMBÉM: Hipátia de Alexandria, uma matemática contra a intolerância

Afrodite era a mais linda deusa, segundo as histórias, e todos no monte do Olimpo – mundo dos deuses – ficavam vidrados em sua beleza.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Ela teve vários filhos com diversos deuses. Com Ares o deus da guerra, por exemplo, ela teve Fobos, deus do temor, Deimos, deus do terror e Harmonia, deusa da paz, Eros, o deus do erotismo.

O famoso quadro abaixo, pintado pelo pintor italiano Sandro Botticelli, é intitulado O Nascimento de Vênus.

Afrodite
O Nascimento de Vênus, por Sandro Botticelli c. 1485–1486
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.