Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Fóssil do maior e mais antigo Tyrannosaurus rex encontrado

Os fósseis do T. rex descobertos revelam um conjunto bastante completo de ossos, incluindo quadris, membros e um crânio completo.

Um dos maiores predadores terrestres que já viveu, o poderoso Tyrannosaurus rex, acaba de coroar um novo rei. Em 21 de março, uma equipe de cientistas da Universidade de Alberta descreveu o maior e mais antigo T. rex já encontrado. O espécime, apelidado de “Scotty”, foi originalmente encontrado em 1991. No entanto, os fósseis, encapsulados em arenito, revelaram-se muito difíceis de serem removidos até 2012, quando foram completamente reaproveitados.

Nem todo organismo se fossiliza depois de morrer. Muitas vezes eles se decompõem antes que o processo de fossilização possa começar. Depois de milhões de anos de estar sujeito a forças ambientais, muitos ossos fossilizados se quebram e se tornam irrecuperáveis. Os fósseis descobertos revelam um conjunto bastante completo de ossos, incluindo quadris, membros e um crânio completo, mas, para um conjunto completo, os paleontólogos ainda precisavam usar o que sabiam sobre a anatomia do T. rex para preencher os espaços em branco. Isso permitiu que o paleontólogo Scott Persons e sua equipe medissem o corpo de Scotty e determinassem seu tamanho, idade e até hábitos com boa certeza.

Ao comparar o tamanho dos ossos com o peso corporal em animais vivos modernos, os paleontólogos podem estimar o peso total de um organismo morto por meio do tamanho dos fósseis. Usando este método, calculou-se que Scotty pesasse quase 8.900 quilos, o peso de 5 carros compactos.