Descoberta na Austrália a maior cratera de impacto da Terra, com 520 km

Novas evidências sugerem a existência da maior cratera de impacto de asteroide na Terra, possivelmente relacionada a um grande evento de extinção em massa.

Estimada em cerca de 520 quilômetros de tamanho, essa possível cratera de impacto pode ter causado um dos cinco eventos de extinção em massa da Terra.

Apesar de seu tamanho imenso, pesquisar uma estrutura tão antiga apresenta desafios significativos devido à erosão, sedimentação e atividade tectônica ao longo de 445 milhões de anos.

A análise dos dados geofísicos da região revela uma estrutura distintamente em forma de domo com aproximadamente 520 quilômetros de largura.

Irregularidades magnéticas e “falhas radiais” apontando para longe do centro presumido da estrutura de impacto apoiam ainda mais essa hipótese.

Essas anomalias magnéticas podem ser atribuídas a movimentos de magma próximos à superfície após o impacto.

Se confirmado, a estrutura, localizada nas redondezas da cidade australiana de Deniliquin, teria sido formada por um impacto de proporções sem precedentes.

Os pesquisadores, num artigo publicado na revista Tectonophysics, associam a criação da cratera a um período específico da história, aproximadamente 445 milhões de anos atrás, coincidindo com o estágio glacial Hirnantiano.

Esse estágio fazia parte da extinção do Ordoviciano Tardio, durante a qual incríveis 86% das espécies pereceram devido ao resfriamento global e às subsequentes mudanças na química oceânica.

Conexão entre crateras de impacto e catástrofes globais

Embora vários fatores possam causar resfriamento global, os impactos de asteroides se destacam como eventos particularmente dramáticos. Esses impactos lançam detritos na atmosfera superior, bloqueando a luz solar e provocando mudanças climáticas significativas.

Um impacto tão colossal quanto aquele responsável pela estrutura de Deniliquin pode ter desempenhado um papel na desencadeamento de um dos capítulos mais mortais da história da Terra.

Para estabelecer uma linha do tempo mais precisa para o impacto, os cientistas precisariam coletar amostras do núcleo magnético profundo da cratera.

Embora não haja planos atualmente para tal empreendimento, é plausível que a atenção crescente possa atrair financiamento de partes interessadas ansiosas para investigar a maior cratera de impacto do mundo.