No dia 25 de dezembro de 2022, uma menina de 9 anos chamada Molly encontrou um dente de Megalodon gigante em uma praia do estado americano de Maryland. De acordo com os pais, a menina é uma entusiasta na procura por fósseis.
No dia de Natal, Molly e sua irmã mais velha, Natalie, ganharam macacões impermeáveis para a caça aos fósseis. Segundo os pais, as meninas foram ensinadas desde cedo a procurar pelos fósseis, e Molly vinha pedindo um macacão para procurar pelos restos na água sem passar frio.
Alicia, a mãe das meninas, conta ao Newsweek: “Para o Natal esse ano, o único pedido da Molly foi um macacão térmico impermeável, porque ela não conseguia ir longe procurando pelos fósseis, já que ficava frio.”
“Meu marido sempre falou para ela que o inverno é o melhor momento do ano para encontrar fósseis. Assim que nós terminamos o café da manhã, Molly, Natalie e meu marido se vestiram e foram para as escarpas.”
Após menos de meia hora de caça aos fósseis, Molly descobriu um dente de tubarão de aproximadamente 12 centímetros enterrado no sedimento. Não era o primeiro dente de tubarão fossilizado que a menina descobriu, mas esse era especialmente grande.
Posteriormente, a família levou o dente recém-descoberto para o Calvert Marine Museum, onde o curador Stephen Godfrey identificou que, de fato, aquele era um dente de Megalodon.
Identificando o dente de Megalodon
Os Megalodons (Otodus megalodon) foram alguns dos maiores predadores marinhos do mundo, e certamente a maior espécie de tubarão conhecida. Estimativas apontam que esses tubarões poderiam ter entre 18 e 20 metros de comprimento.
Estes tubarões viveram entre 23 e 3,6 milhões de anos, durante o período neógeno. Apesar do tamanho colossal, é possível que os Megalodons tenham sumido devido à competição com outros tubarões menores e mais adaptados às presas, como o tubarão-branco – que é aliás aparentado evolutivamente do Megalodon.
Apesar de terem vivido em águas frias, é possível encontrar dentes de Megalodon em diversas praias do planeta. Por esse motivo, ademais, um menino de 6 anos descobriu um dente semelhante ao encontrado por Molly, porém em uma praia inglesa, em 2022.
Segundo Alicia, Molly afirmou diversas vezes quer ser paleontóloga e, segundo a mãe, a nova descoberta pode ser definitiva para a decisão da garota.