Coronavírus faz danos irreversíveis a alguns pacientes, pesquisa mostra

SoCientífica

Cientistas chineses sugerem que o coronavírus faz danos irreversíveis ao tecido pulmonar e ao sistema imunológico humano.

Isso significa que mesmo uma pessoa curada no futuro pode ter problemas de saúde. Os pesquisadores explicam que a falta de ar pode atormentar o paciente por toda a vida após a recuperação.

Outros danos que o vírus possa causar ao corpo humano ainda estão sendo estudados. [Brasil está desenvolvendo vacina contra novo coronavírus]

“O efeito do Covid-19 no corpo humano é semelhante a uma combinação de infecções virais respiratórias agudas (especificamente, síndrome viral aguda grave, SARS) e AIDS, uma vez que prejudica os pulmões e o sistema imunológico”, afirmou o médico Peng Zhiyong, diretor do Hospital Zhongnan.
 
Em relação a isso, o médico se referiu aos resultados de um estudo realizado pelo especialista forense Liu Liang, que realizou a autópsia de vários pacientes com o coronavírus na China. Suas pesquisas indicaram que os pulmões devem ser protegidos no estágio inicial da doença.

“O mais importante agora é tomar medidas no estágio inicial da doença para proteger os pulmões dos pacientes contra fibrose irreversível (a formação de tecido cicatricial nos pulmões que interfere na respiração livre)”, afirmou o médico. [Como lavar as mãos corretamente contra o Coronavírus?]

Coronavírus faz danos irreversíveis ao corpo humano, pesquisa mostra.
Coronavírus faz danos irreversíveis ao corpo humano, pesquisa mostra. (Imagem: Lei et al., Radiology, 2020)

Perda de função pulmonar

Owen Tsang Tak-yin, diretor no Hospital Princess Margaret, em Kwai Chung, disse que os médicos já atenderam alguns pacientes que receberam alta. Duas a três não conseguiram fazer as coisas como faziam no passado.

“Eles ofegam se andam um pouco mais rapidamente”, disse Tsang em uma entrevista coletiva na quinta-feira. “Alguns pacientes podem ter uma queda de 20 a 30% na função pulmonar [após a recuperação].”

Cientistas acreditam que o coronavírus pode se transformar em uma infecção sazonal, como a gripe, cujos surtos serão registrados em determinadas épocas do ano.

Compartilhar