Como plantar pitaya: tudo o que você precisa saber

Alessandra Martins
Imagem: Canva

Como plantar pitaya? Essa deve ser a pergunta que muitas pessoas fazem, quando se deparam com a famosa fruta-do-dragão, que possui muitos benefícios para a saúde. Cultivar essa planta pode ser uma experiência gratificante, com o conhecimento e as técnicas certas. Inicialmente, saiba que cultivar essa planta, pode ser mais simples, do que você pensa.

A pitaya é uma fruta tropical, originária de uma espécie de cacto, nativo da Costa Rica. Por ser uma planta suculenta, adapta-se bem às regiões quentes do Brasil. Cultivá-la em casa é uma opção econômica, visto que, essa fruta custa caro no mercado.

No entanto, antes do plantio, você precisará ficar atento ao tipo certo de solo e disponibilidade de luminosidade natural, isto é, sol pleno, essenciais no sucesso do cultivo. Antes do plantio, selecione bem a sua planta ou procure sementes bem dimensionadas, firmes e livres de danos ou doenças causadas por insetos

Uma área de plantio sob luz solar direta pode ser essencial para o pleno crescimento dessa cactácea. Já na frutificação, o sol pleno é necessário diariamente para garantir que a fruta-do-dragão amadureça adequadamente.

Como preparar o solo para plantar pitaya

Certifique-se de que o solo em que você plantará sua muda seja bem drenado e seja rico em matéria orgânica. Antes de plantar você precisará preparar o solo, isto é, adicionar matéria orgânica como composto ou esterco para melhorar a drenagem e aeração, além de aumentar a fertilidade.

Como Plantar Pitaya - Tudo o Que Você Precisa Saber. Reprodução: canva
Pitayas frescas. Imagem: Canva

Por se tratar de uma planta suculenta, encontre um solo franco-arenoso ligeiramente ácido (6,0-6,5 pH) e rico em nutrientes. Além disso, você poderá usar soluções aditivas como Vermiculita que pode ajudar na nutrição adequada da planta.

Faça suas mudas de pitaya

A melhor maneira de garantir e expandir a propagação da cultura de pitaya é usando partes da própria planta existente. Para fazer isso, basta encontrar uma raiz saudável contendo pelo menos dois nós e cortar a raiz em segmentos de pelo menos oito centímetros — cada um desses pedaços pode ser usado como uma semente para criar mudas.

Depois disso, você deverá plantar cada “pedacinho” em solo solto e rico em nutrientes, no chão ou no vaso. Certifique-se de que a raiz não fique exposta e a copa de sua nova planta deve ficar logo acima do nível do solo. Evite excesso de água, mas mantenha o solo sempre úmido. Para saber se o solo precisa de água, você pode introduzir a ponta do dedo no solo, para sentir a presença de umidade.

No entanto, a propagação por pedaços ou estacas, não são as únicas maneiras de propagar essa cactácea, você também pode fazer suas mudas usando sementes. Para plantar as sementes da fruta, você poderá usar copos ou vaso. Mas as plantas derivadas de sementes, podem levar muitos anos para produzir, por isso, as plantas originárias de partes de outra planta, são mais usadas por fruticultores e jardineiros.

Cuidados básicos: rega e adubação

A rega é parte fundamental para cuidar da planta do fruto-do-dragão. A quantidade de água que você deve fornecer depende do tipo de solo e do clima da região onde a planta está sendo cultivada. Em climas quentes, é importante manter a rega diária, enquanto em climas mais amenos pode ser suficiente regar apenas uma ou duas vezes por semana.

Como Plantar Pitaya - Tudo o Que Você Precisa Saber. Reprodução: canva
Fruta-do-dragão. Imagem: Canva

O fertilizante também é essencial para cultivar plantas saudáveis, para isso, use fertilizantes naturais como húmus de minhoca ou fertilizante multiúso, baixo em Nitrogênio a cada duas semanas. Se a planta tiver flores e crescimento acelerado, considere aumentar a frequência da aplicação de fertilizantes para uma vez por semana.

Poda e tutoramento

A poda e o uso de tutoramento são etapas importantes para apoiar o crescimento dessas plantas. A poda estimula o florescimento, enquanto o tutoramento ajuda a manter a estrutura da planta.

Podar os galhos que estiverem fracos, secos ou cruzados, bem como quaisquer seções mortas ou em decomposição é importante para o desenvolvimento da planta. Estaca para manter as plantas eretas e fornecer suporte para o crescimento de galhos e caules.

Outras estruturas como gaiolas de arame e pneus também podem ser usados, se necessário, entendendo que suporte extra pode ser necessário para variedades ou escaladores mais altos.