Connect with us

Cosmos

Cometa NEOWISE já pode ser visto do Brasil. Saiba como observar

O Cometa NEOWISE já pode ser visto no céu brasileiro. Ele segue em deslocamento em direção ao Sul do país. Descubra como observar a passagem.

Published

on

Ele passa pela Terra a cada 6.765 anos e foi observado pela primeira vez nos céus do Hemisfério Norte. Agora, o cometa NEOWISE já pode ser visto do Brasil. Para isso, a dica é olhar à direita do local onde o Sol se põe, no finzinho da tarde.

Para observar o cometa NEOWISE durante a noite, a principal dica é estar um local livre de luzes. Por isso, as cidades não aparecem entre as melhores opções para quem deseja ver a passagem do astro celeste. Então, o interior aparece como uma ótima alternativa.

Posso ver o cometa NEOWISE de qualquer lugar?

Na quarta-feira, 22, ele pôde ser observado entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Enquanto isso, na quinta-feira, 23, será a vez de Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Advertisement

O astro segue em deslocamento ao Sul do país e na sexta-feira, 24, aparecerá em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Ou seja, se você mora nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, a observação será mais complicada.

VEJA TAMBÉM: Astronautas gravaram o cometa NEOWISE a partir da ISS

Advertisement

Como ver o cometa passando?

Ele estará no céu brasileiro até os últimos dias de julho, aparecendo por volta das 18h30. A dica é olhar para o horizonte, em direção noroeste. Conforme os dias forem passando, o cometa estará mais alto.

Talvez seja difícil observar a olho nu, por isso ter em mãos um binóculo astronômico é uma boa ideia. Além disso, os lugares altos fazem essa experiência se tornar mais positiva, em ambientes livres de obstáculos.

O problema é se estiver chovendo, então a observação do cometa NEOWISE será impossível. Outro detalhe importante é que a cada noite que passa o NEOWISE se torna menos visível. Por isso, a dica é tentar observar o mais rápido possível.

Advertisement

Conforme o cometa se afasta do Sol, o seu brilho vai diminuindo. Então a visibilidade também fica dificultada. Esse cometa tem magnitude entre 4 e 6 e quanto menos, mais brilhante ele é.

Faz mais de uma década que não vimos cometas do Brasil

O último cometa que passou pelo Brasil e pôde ser visto foi o McNaught, em 2007. Antes dele, o Hale-Bopp, passou por aqui em 1997. Dessa vez, o C/2020 F3, nome científico do NEOWISE, foi descoberto em março, quando estava com brilho fraco. Naquele período era difícil afirmar se ele seria visível a olho nu.

A previsão inicial era de que o NEOWISE iniciasse a sua jornada no céu brasileiro apenas no dia 23. Mas, cálculos feitos depois indicaram que ele poderia ser visto antes. Além disso, também no dia 23, será o período em que ele estará mais próximo da Terra.

Advertisement

Com informações do Uol.

Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.