Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Civilização maia já tinha um excelente sistema de purificação de água

civilização maia
Civilização maia. Imagem: Pixabay.

Água limpa para a humanidade sempre foi importante como item de sobrevivência. Agora, os arqueólogos fizeram a descoberta que a civilização maia da América do Sul já tinha um sistema de filtragem da água deles bem eficaz.

Igualmente, as civilizações antigas de gregos, romanos e egípcios tinham sua água filtrada. Escritos em sânscrito datados de 2.000 aC sugerem também um sistema que a tratava. Porém, a descoberta desse tipo de tratamento na civilização maia aconteceu com a pesquisa em um reservatório. Ele está atualmente em ruínas desmoronadas de uma floresta tropical, na atual Guatemala. Mas o local já foi a maior cidade maia de Tikal.

Tratamento da água na civilização maia

Inicialmente, os arqueólogos descobriram zeólita e quartzo, minerais não encontrados nessa área e que são úteis em remover a contaminação por nitrogênio na água, metais pesados e micróbios.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
filtragem da água
(Tankersley, et al. Scientific Reports, 2020.)

A filtragem da água desse modo é tão eficaz que esse sistema é utilizado até hoje. O antropólogo Kenneth Barnett Tankersley, da Universidade de Cincinnati, salienta também essa questão lembrando que o sistema foi criado há mais de 2.000 anos.

Em detalhe, o zeólito é um composto cristalino e natural de silício e alumínio, interligado por átomos de oxigênio que formam uma rede cristalina aberta. É excelente para a filtragem da água porque possui propriedades de absorção e troca iônica.

Embora os gregos e romanos antigos o utilizassem como um ingrediente para cimento (pozolana) para estruturas aquáticas como aquedutos e pontes, os arqueólogos não imaginavam o uso de zeólito para filtrar a água até o início do século 20.

Exemplo antigo de purificação da água

Os autores do estudo escreveram que esse é o uso mais antigo de zeólita para tratar a água potável no mundo. É um exemplo de um aparente sistema de filtração com zeólita no reservatório Corriental de Tikal e o mais antigo conhecido no hemisfério ocidental.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Logo, a importância da água limpa em Tikal fica clara porque a fonte de água da cidade eram apenas 10 reservatórios. Isso para uma população grande e com clima muito variável, além de períodos de seca sazonal em que a água potável estava em perigo por contaminações de sulfeto de mercúrio (pigmento que os maias usavam), micróbios e cinábrio.

Desse modo, Tankersley e sua equipe sabiam que, de alguma forma, os mais mantinham a água limpa. Então, estudaram os três maiores reservatórios da antiga cidade da civilização maia e um sumidouro local de controle a composição mineral.

antiga civilização maia
(Pixabay)

Concluindo, a resposta para as pesquisas veio do reservatório Corriental. Essencial fonte de água potável para os moradores de Tikal e um dos maiores reservatórios de água potável dos maias, em uso há mais de mil anos. No fundo do reservatório, estava a zeólita misturada ao sedimento, com areia grossa de quartzo.

Na realidade, a equipe acredita que o mineral foi retirado de um local a 30 quilômetros a nordeste de Tikal. Nesse local, há um rocha vulcânica famosa por formar um aquífero que produz água excepcionalmente pura.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O sistema de purificação dos maias seria eficiente até hoje. Consequentemente, os minerais funcionam como uma peneira, o que garantiu o abastecimento seguro de água da civilização maia e o seu desenvolvimento.

A pesquisa foi publicada no periódico Scientific Reports. Com informações de Science Alert e Ancient Origins.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...