Connect with us

Hi, what are you looking for?

Utilitários

Como melhorar a memorização? Aprenda com os gregos antigos

Como melhorar a memorização
Estátua do filósofo grego Aristóteles. (Imagem: Shutterstock)

O desejo de descobrir como melhorar a memorização e identificar como funcionam as mentes por trás de grandes feitos utilizando a memória impulsionou o estudo publicado na revista científica Neuron.

A descoberta feita no estudo aprimorou a capacidade de memorização de pessoas com habilidades de memória típicas em 40 dias.

É possível aumentar as habilidades de memória?

Neurocientistas cognitivos examinaram os cérebros de 23 “campeões mundiais da memória” para descobrir como aprimorar o cérebro de pessoas com habilidades de memória típicas.

Continua depois da publicidade

Logo, os pesquisadores da Universidade Radboud, na Holanda, observaram os cérebros desses campeões com memória excepcional usando ressonâncias magnéticas estruturais. Imagina-se que a estrutura física desses cérebros seja mais robusta. Mas, não foi o que essas varreduras apontaram.

Em vez disso, os pesquisadores notaram grandes diferenças nos padrões de conectividade do cérebro.

Em particular, o que diferenciava fortemente os campeões de memória eram subconjuntos de 25 conexões.

Continua depois da publicidade

É importante ressaltar que o efeito observado foi impulsionado principalmente por padrões de conectividade entre as redes cerebrais, durante o repouso da linha de base de tarefas.

VEJA TAMBÉM: Papagaio cinzento supera 21 estudantes de Harvard em teste de memória

Como melhorar a capacidade de memorização?

Acredite no poder do grego antigo

Os atletas de memória testados nesse estudo relataram ter estratégias de treinamento mnemônicas para aprimorar suas habilidades de memória.

Continua depois da publicidade

Assim, essa informação fez os pesquisadores se perguntarem: Será que a mente de qualquer pessoa pode, por meio do treinamento, ter esses padrões de conectividade extremamente nítidos? Se sim, então qualquer pessoa pode obter habilidades de memória espetaculares?

Então, os pesquisadores reuniram 51 pessoas com habilidades típicas de memória e os conduziram ao treinamento Método de Loci.

Esta técnica surgiu dos gregos e romanos antigos. Loci é um termo latino para “lugares”.

Continua depois da publicidade

A premissa básica é visualizar um espaço físico, talvez uma rua ou parque, e memorizar o lugar de algumas palavras, itens ou conceitos conforme você “anda” pelo espaço em sua imaginação.

Dessa forma, o treinamento foi realizado 30 minutos por dia, durante 40 dias.

Como resultado, antes do treinamento realizado com o Método de Loci, as pessoas que participaram do estudo conseguiam lembrar em média de 26 a 30 palavras. Depois, elas se lembraram de, em média, 65 palavras.

Continua depois da publicidade

Quais foram as descobertas para a memória?

Por fim, foram realizadas ressonâncias magnéticas de acompanhamento para verificar se aquelas 25 conexões que diferenciavam os campeões de memória, haviam mudado de alguma forma nas pessoas que realizaram o estudo.

A descoberta foi o desenvolvimento em duas regiões do cérebro: o córtex pré-frontal medial e o córtex pré-frontal dorsolateral direito.

Essas regiões estão associadas à relação de novos conhecimentos com conhecimentos pré-existentes e aprendizagem estratégica, respectivamente.

Continua depois da publicidade

De acordo com o autor Martin Dresler, professor assistente de neurociência cognitiva, em um comunicado ele relatou que faz sentido essas conexões serem afetadas. Essas são exatamente as áreas testadas pelo Método de Loci para a memorização.

A organização da rede cerebral associada à memória pode ser alcançada com o Método de Loci.

A prática do Método de Loci leva os indivíduos a criatividade e a memorização.

Continua depois da publicidade

O estudo foi publicado na revista científica Neuron. Informações da IFL Science.

Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...