Cientistas tentam entender o estranho crescimento do Tiranossauro Rex

Matheus Gouveia
(HERSCHEL HOFFMEYER/SHUTTERSTOCK)

Por que o Tiranossauro Rex tinha surtos de crescimento repentinos? Pesquisadores nos EUA tentam entender.

Marcas ósseas para ver o passado

Estudos recentes mostraram que o tamanho exorbitante do famoso Tiranossauro Rex era devido a momentos repentinos de rápido crescimento. Esses diferentes modos de crescimento, aliás, influenciam na forma como o animal se integra ao ecossistema.

Mas os cientistas ainda tentam o porquê disso acontecer. Agora, cientistas nos EUA têm uma pesquisa sobre o assunto.

No estudo, os pesquisadores amostraram ossos de dinossauros. Assim como os anéis de árvores contam sobre o passado, as marcas ósseas também podem fazer o mesmo. Com essas marcas, os cientistas obtiveram informações sobre o crescimento do Tiranossauro rex.

Crescimento contínuo ao longo da vida?

Os T-Rex e seus parentes celurossauros são os que mais cresceram entre as espécies. Mas o crescimento do primeiro se espalhou por um período muito mais longo.

Talvez isso tenha ocorrido porque as presas dos celurossauros cresceram rapidamente, fazendo com que os predadores os imitassem – ou o contrário.

De acordo com John Horner, do Museu de Bozeman, os jovens dinossauros não são exceção. Para demonstrar isso, ele seccionou os ossos fossilizados preservados nas coleções de sua instituição, e os levou ao microscópio – não só os ossos de dinossauros adultos, mas os de jovens também. Eles descobriram, então, que a maioria dos ossos dos adultos apresentava características idênticas às dos jovens.

O resultado sugere, portanto, que os tinossauros rex tiveram um crescimento contínuo, com algumas exceções – poucos casos de crescimento interrompido. John Horner, entretanto, salientou que esse crescimento não era feito em comprimento, mas em diâmetro. O esqueleto dos dinossauros tornou-se então cada vez mais massivo com a idade.

Mais sobre o famoso dinossauro

O Tiranossauro Rex foi um dos dinossauros mas intimidadores do período cretáceo. Ele é superado apenas pelo Giganotossauro e pelo Carcarodontossauro. Atingia 5 metros de altura e mais de 14 metros de comprimento.

Ele caminhava na postura vertical e habitava o que é hoje a américa do norte, entre 145 e 65 milhões de anos atrás. Apesar do grande tamanho, possuía pequenos braços que parecem ter sido herdados de parentes como o Giganotossauro. Essa característica, por sua vez, conferia ao animal uma maior velocidade, que ajudava na captura das presas.