Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tiranossauro Rex
Tiranossauro Rex
(HERSCHEL HOFFMEYER/SHUTTERSTOCK)

Plantas & Animais

Cientistas tentam entender o estranho crescimento do Tiranossauro Rex

Por que o Tiranossauro Rex tinha surtos de crescimento repentinos? Pesquisadores nos EUA tentam entender.

Marcas ósseas para ver o passado

Estudos recentes mostraram que o tamanho exorbitante do famoso Tiranossauro Rex era devido a momentos repentinos de rápido crescimento. Esses diferentes modos de crescimento, aliás, influenciam na forma como o animal se integra ao ecossistema.

Continua depois da publicidade

Mas os cientistas ainda tentam o porquê disso acontecer. Agora, cientistas nos EUA têm uma pesquisa sobre o assunto.

No estudo, os pesquisadores amostraram ossos de dinossauros. Assim como os anéis de árvores contam sobre o passado, as marcas ósseas também podem fazer o mesmo. Com essas marcas, os cientistas obtiveram informações sobre o crescimento do Tiranossauro rex.

Crescimento contínuo ao longo da vida?

Os T-Rex e seus parentes celurossauros são os que mais cresceram entre as espécies. Mas o crescimento do primeiro se espalhou por um período muito mais longo.

Continua depois da publicidade

Talvez isso tenha ocorrido porque as presas dos celurossauros cresceram rapidamente, fazendo com que os predadores os imitassem – ou o contrário.

De acordo com John Horner, do Museu de Bozeman, os jovens dinossauros não são exceção. Para demonstrar isso, ele seccionou os ossos fossilizados preservados nas coleções de sua instituição, e os levou ao microscópio – não só os ossos de dinossauros adultos, mas os de jovens também. Eles descobriram, então, que a maioria dos ossos dos adultos apresentava características idênticas às dos jovens.

O resultado sugere, portanto, que os tinossauros rex tiveram um crescimento contínuo, com algumas exceções – poucos casos de crescimento interrompido. John Horner, entretanto, salientou que esse crescimento não era feito em comprimento, mas em diâmetro. O esqueleto dos dinossauros tornou-se então cada vez mais massivo com a idade.

Continua depois da publicidade

Mais sobre o famoso dinossauro

O Tiranossauro Rex foi um dos dinossauros mas intimidadores do período cretáceo. Ele é superado apenas pelo Giganotossauro e pelo Carcarodontossauro. Atingia 5 metros de altura e mais de 14 metros de comprimento.

Ele caminhava na postura vertical e habitava o que é hoje a américa do norte, entre 145 e 65 milhões de anos atrás. Apesar do grande tamanho, possuía pequenos braços que parecem ter sido herdados de parentes como o Giganotossauro. Essa característica, por sua vez, conferia ao animal uma maior velocidade, que ajudava na captura das presas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Tecnologia

Chegamos a um ponto de virada na sociedade. Segundo o renomado físico teórico Michio Kaku, os próximos 100 anos de ciência determinarão se perecemos ou prosperaremos. Será...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

Plantas & Animais

Há aproximadamente 400 anos houve uma grande onda de frio que assolou todo o globo terrestre. O gelo atingiu a ilha de Ellesmere no...

Planeta & Ambiente

Estranho fenômeno nada mais é que uma ilusão de ótica.