Cientistas dispararam tardígrados de uma arma para ver o que acontece

SoCientífica
WIRED

Os tardígrados são uma das criaturas mais resistentes da Terra. Eles podem sobreviver a altas temperaturas, radiação, desidratação e até mesmo ao vácuo do espaço. Eles são os heróis da resistência! Agora adicionar “ser disparado de uma arma em alta velocidade” à lista crescente de coisas estranhas que os tardígrados podem sobreviver.

Qual o objetivo de disparar tardígrados a partir de uma arma?

Tardígrados disparados com arma
(Science Photo Library)

Uma equipe de pesquisadores queria saber se organismos semelhantes ao tardígrado poderiam sobreviver a certas condições no espaço, a fim de colocar restrições sobre onde e como poderíamos encontrar vida extraterrestre no Sistema Solar – e como poderíamos evitar contaminá-la. Para isso, eles precisariam saber quão violento um impacto precisa ser para matar um tardígrado. Então eles resolveram testar.

A resposta para essa pergunta teria implicações para a astrobiologia, incluindo o modelo de panspermia, que propõe que a vida pode ser distribuída por todo o cosmos por meio de asteroides e cometas que colidem com planetas.

Além disso, a experiência também pode nos dizer a probabilidade dos tardígrados sobreviverem em lugares como a Lua ou a lua marciana de Fobos, que poderia ter sido impactada por material ejetado da Terra e de Marte respectivamente, potencialmente carregando vida microscópica. Além de nos ajudar a avaliar a taxa de sobrevivência de organismos semelhantes ao tardígrado nas plumas de água salgada ejetadas de mundos oceânicos gelados como Europa e Enceladus.

O experimento

Os pesquisadores carregaram uma arma com dois tardígrados da espécie Hypsibius dujardini cada um em uma série de sabotagem de náilon, que foram congelados para induzir o estado de hibernação das criaturas.

Em seguida eles dispararam a arma contra alvos de areia em uma câmara de vácuo em uma faixa de velocidades de 0,556 a 1,00 quilômetros por segundo.

Os tardígrados impactados sobreviveram até e incluindo uma velocidade de impacto de 825 metros por segundo; mas demoraram para se recuperar, sugerindo danos internos. A próxima velocidade mais alta, 901 metros por segundo, resultou em congestionamento de tardígrado. Isso sugere que o limite de sobrevivência da velocidade de impacto está entre esses dois números.

Estes resultados sugerem que pesquisas futuras realizem observações contínuas dos tardígrados, para determinar como o disparo de uma arma afeta sua sobrevivência a longo prazo.

O estudo foi publicado na revista Astrobiology.