Connect with us

Hi, what are you looking for?

Física & Química

Cientistas detectam estruturas misteriosas no núcleo da Terra

Um estudo recente revelou estruturas misteriosas anteriormente desconhecidas, localizadas entre o núcleo e o manto da Terra

Várias estruturas misteriosas no núcleo da Terra
(Imagem: Vadim Sadovsky / SHUTTERSTOCK)

Um novo estudo revelou estruturas misteriosas anteriormente desconhecidas, localizadas no fundo do Oceano Pacífico, entre o núcleo e o manto da Terra.

A descoberta foi possível graças a um novo método de análise de dados de terremotos. Os dados fornecidos pelos sismógrafos revelaram enormes bolhas de um material quente e denso, ainda desconhecido.

Estruturas misteriosas no núcleo da Terra
(Imagens: Doyeon Kim / Universidade de Maryland)

Para descobrir mais sobre estas estruturas misteriosas os pesquisadores estão criando um mapa mais completo e detalhado do local onde elas estão.

Mas como mapear a base do manto terrestre?

Quando acontece um terremoto, este evento produz ondas sísmicas abaixo da superfície da Terra, e estas ondas são capazes de viajar milhares de quilômetros. Quando estas ondas se deparam com alterações na temperatura, composição ou densidade das rochas, elas podem criar ecos que podem ser detectados por sismógrafos que são posicionados em locais estratégicos ao redor do mundo.

Continua depois da publicidade
Terremotos
(Imagens: Doyeon Kim / Universidade de Maryland)

LEIA TAMBÉM: Uma estranha anomalia está enfraquecendo o campo magnético da Terra

Em outras palavras, a maneira como os terremotos e os tremores se propagam através de diferentes tipos de material dentro do planeta permite aos sismólogos reconstruir e mapear a composição do interior da Terra. Entretanto, os terremotos são, digamos, uma ferramente limitada. Isto porque os pesquisadores precisam esperar até que aconteça um terremoto e mesmo assim, cada abalo sísmico revela poucas informações de um único local.

Para superar essas limitações, pesquisadores da Universidade de Maryland, da Universidade Johns Hopkins e da Universidade de Tel Aviv utilizaram um algoritmo que normalmente analisa as estrelas chamado Sequencer.

Um mapa muito mais detalhado

O Sequencer é capaz de analisar dados em massa e neste caso foi  ajustado para analisar dados sísmicos. Então a equipe de pesquisa forneceu-lhe 30 anos de dados para que o algorítimo procurasse ecos sísmicos indicando uma zona de velocidade ultra baixa que poderiam ter se perdido nas análises anteriores. E os resultados foram fantásticos.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Estas são as criaturas que você pode encontrar em uma jornada real ao centro da Terra

O sequenciador revelou mudanças sutis nas formas de onda sísmicas dos terremotos na Ásia e na Oceania, sugerindo uma zona de velocidade ultrabaixa anteriormente não detectada sob as Ilhas Marquesas, no Pacífico Sul.

Estruturas misteriosas no núcleo da Terra
(Imagens: Doyeon Kim / Universidade de Maryland)

O sucesso Sequenciador e as técnicas da equipe trouxeram informações preciosas, que poderiam ser aplicadas a outros tipos de ondas e frequências. Isso poderia ajudar a compilar um novo mapa de alta resolução do interior da Terra.

Afinal, o que são as estruturas misteriosas no núcleo da Terra?

Por enquanto, o mistério das bolhas descobertas no manto terrestre permanece sem uma solução.

Continua depois da publicidade

Estas estruturas poderiam pode ser magma, ferro fundido vazando do núcleo ou qualquer outra coisa. Entretanto, as propriedades físicas reveladas pelo estudo, podem ajudar pesquisadores de todo o mundo, a inferir a química e a temperatura das estruturas, levando-nos mais perto de resolver o mistério do que está causando essas zonas estranhas e densas envolvidas no centro da Terra.

O estudo foi publicado na Science, confira clicando aqui.

Continua depois da publicidade
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.


Populares hoje