Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

CIA libera milhares de documentos relacionados a OVNIs

(US Department of Defense).

A agência de inteligência dos Estados Unidos, a CIA, liberou milhares de arquivos que documentam avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs). Mas obviamente, isso não é uma evidência da existência de alienígenas. Como o próprio nome diz, são avistamentos que os especialistas não conseguiram explicar. Uma sacolinha voando pode ser um OVNI. Então, milhares de documentos relacionados a OVNIs não significam milhares de discos voadores. 

Você pode se aventurar por essa gigantesca lista de avistamentos através do Black Vault, um site que hospeda de forma simples documentos outrora secretos e já liberados pelos governos. O fundador do site, John Greenewald Jr., obteve os documentos através de um CD feito pela agência. A CIA alega que as 2700 páginas são tudo o que eles têm, mas Greenewald Jr. diz que não há maneira de verificar a afirmação.

Este é o CD. (The Black Vault).

“Embora a CIA afirme que esta é sua coleção “inteira”, pode não haver maneira de verificar isso inteiramente. A pesquisa do The Black Vault continuará a ver se há documentos adicionais ainda descobertos nos acervos da CIA”, diz ele em seu site. 

Por que a CIA liberou documentos relacionados a OVNIs?

Os assuntos dos OVNIs entraram em alta quando o Departamento de Defesa dos Estados Unidos começou a liberar diversos vídeos e outros tipos de dados relacionados a esse tipo de avistamento. Eles liberaram os vídeos em meados de abril de 2020, e o fato tornou-se um meme, já que àquela altura a pandemia havia apenas começado e ainda era divertido ver que “desastre” ocorria a cada mês. Aquele momento tornou-se “o mês da invasão alienígena”.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Um dos vídeos liberados em abril de 2020.

Logo, o congresso dos Estados Unidos se interessou grandemente pelos OVNIs, e passou a buscar a liberação de mais documentos semelhantes. Inicialmente, o Senado estadunidense percebeu que, embora o programa secreto de caça aos OVNIs estivesse oficialmente extinto, parecia haver atividades recentes do programa. No final de dezembro, então, junto com uma lei da Covid-19, o congresso americano passou uma lei que obriga o Pentágono a liberar todos os dados de OVNIs em um período de 180 dias – cerca de seis meses. 

É mais ou menos nesse contexto que chegam os documentos da CIA. 

Aliens ou Russos e Chineses?

Não há medo de alienígenas, no entanto. Na verdade, é simplesmente uma questão estratégica, de segurança nacional. É importante para os militares e agências de inteligências de todos os países saber tudo o que ocorre no espaço aéreo. Há dois anos, a Socientífica traduziu um artigo publicado originalmente no The Conversation que explica um pouco desse interesse pelos objetos voadores não identificados. Leia-o clicando aqui.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Assim, os milhares de documentos relacionados a OVNIs causam mais medo nos americanos em relação aos chineses e aos russos. “Francamente, se for algo de fora deste planeta, isso pode realmente ser melhor do que o fato de termos visto algum tipo de salto tecnológico em nome dos chineses ou russos ou de algum outro adversário”, disse o senador Marco Rubio a um portal de notícias de Miami, na Flórida. 

Além disso, muitas vezes nem são objetos voadores de países inimigos. Em resumo, boa parte desses avistamentos são fenômenos físicos e meteorológicos. Por isso, um termo mais preciso do que OVNIs é o termo ‘Fenômenos Aéreos Não Identificados’.

Com informações de The Guardian e Space.com.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.